
Reveladas as medalhas para os Jogos Olímpicos de Inverno 2026
As medalhas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno do próximo foram reveladas, esta terça-feira, em Veneza.
As medalhas para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno do próximo foram reveladas, esta terça-feira, em Veneza.
O avô fundou o IPO de Lisboa, o pai e o irmão eram médicos – mas a Medicina nunca foi uma certeza. Criou o primeiro serviço de Pediatria Oncológica, separou sete pares de gémeos siameses e foi aos Jogos Olímpicos, em 1960.
A atleta, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Tóquio, está a recuperar há dois anos de uma lesão que a obrigou a ser operada ao joelho esquerdo. Patrícia Mamona, de 36 anos, afirmou esta quarta-feira que está quase a regressar e não pretende retirar-se sem antes voltar às pistas. E deseja fazê-lo apenas em 2028, em Los Angeles.
Mudou-se para os EUA porque “em Portugal é impossível viver do skate”. Já esteve nos Jogos Olímpicos e já foi campeão mundial – espera voltar a festejar este ano. Adora cozinhar e planeia abrir um restaurante.
Tim Fehlbaum fez um filme a partir do atentado terrorista palestiniano nos Jogos Olímpicos de 1972. Nomeado para os Óscares, chega esta 5.ª aos cinemas.
A jornalista Susana Lúcio explica a polémica em torno das medalhas dos Jogos Olímpicos de Paris que aconteceram no verão de 2024. "Estão a oxidar" e os atletas já pediram a sua substituição, como aconteceu com a judoca portuguesa Patrícia Sampaio.
As mais desejadas medalhas do desporto apresentam sinais de deterioração e vários atletas dos Jogos Olímpicos de Paris já pediram a sua substituição, incluindo a judoca portuguesa.
Max Oliveira esteve ao lado de Snoop Dogg nos Jogos Olímpicos. Mas foi num palco bem mais discreto, entre jovens do bairro do Lagarteiro, no Porto, que o conhecemos.
Treinava ginástica no barco a caminho dos Jogos Olímpicos de Helsínquia, em 1952, e chegou a ter de acampar com os seus atletas para participar em provas do campeonato nacional - até curou um deles ao mergulhar-lhe o pé no ribeiro.
Na sexta-feira, a autarca de Paris reiterou o desejo de que os anéis presos à famosa torre, que pertence à cidade, possam permanecer no monumento histórico até os Jogos Olímpicos Los Angeles2028, algo com que a Associação dos Descendentes de Gustave Eiffel não concorda.
Na capital francesa começaram as demonstagens das estruturas que durante mais de um mês acolheram os Jogos Olímpicos e os Paralímpicos de verão. A próxima edição está marcada para Los Angeles (EUA), em 2028.
Houve recordes e medalhas (Portugal somou quatro, com Iúri Leitão a ser o primeiro a ganhar duas na mesma edição) – mas também escândalos e curiosidades: do atleta que comprou cocaína aos pedidos de casamento na Aldeia Olímpica.
A portuguesa Cátia Azevedo foi uma das atletas que foi pedida em casamento em plena Aldeia Olímpica.
Ciclista de Santa Marta de Portuzelo tornou-se no primeiro português a conseguir duas medalhas na mesma olimpíada. "É o ouro da nossa terra", diz Carlos Leitão.
Ponto alto foi o salto de Tom Cruise, a partir do topo do Stade de France, para ir buscar a bandeira olímpica. Daqui a quatro anos, Jogos Olímpicos vão realizar-se em Los Angeles.
Atleta portuguesa encerra assim a participação da delegação nacional nos Jogos Olímpicos de Paris.