
Portugal prepara repatriamento de jihadista do Iraque
A PGR perguntou às autoridades iraquianas se estão dispostas a aceitar que Nero Saraiva cumpra em Portugal a pena de 15 anos a que foi condenado por pertencer ao Estado Islâmico.
A PGR perguntou às autoridades iraquianas se estão dispostas a aceitar que Nero Saraiva cumpra em Portugal a pena de 15 anos a que foi condenado por pertencer ao Estado Islâmico.
Nero Saraiva foi condenado no Iraque a 15 anos de prisão por pertencer ao Estado Islâmico. A família tem tentado, sem sucesso, contactar o governo para conseguir apoio consular. Pela primeira vez, a mãe e o pai decidiram dar uma entrevista em que contam como foi perder o filho para um grupo terrorista e a odisseia para o tentarem trazer de volta: “Tragam o meu menino para cá.”
O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.
A portuguesa está desde 2018 no campo de Roj com as duas filhas. A sua mãe, Delfina, interpôs uma ação para obrigar o Estado a trazê-la e às crianças para Portugal. O Tribunal Administrativo indeferiu o pedido por falta de legitimidade.
Yolanda Martínez e Luna Fernández estavam no campo de Al Roj, perto da fronteira da Síria com a Turquia. Estes campos têm como propósito manter as mulheres e as crianças de jihadistas presos ou mortos sob controlo policial por tempo indefinido.
Em 2021 estavam identificadas 16 mulheres de jihadistas portugueses e 27 menores com ligações a jihadistas portugueses em campos de detenção na Síria. França foi condenada a analisar os pedidos de repatriamento.
Esta manhã falamos-lhe de repatriamentos de familiares de jihadistas portugueses, de lobos, ursos pardos e greve dos Oficiais de Justiça.
A Procuradoria-Geral da República está a preparar o pedido de extradição de Nero Saraiva para Portugal contra a vontade do governo. O jihadista português está a ser julgado no Iraque e enfrenta a pena de morte
As autoridades portuguesas localizaram mais uma mulher e um filho de Nero Saraiva. Romina Scheer foi repatriada para a Alemanha, onde está detida.
O MNE foi notificado pelo Governo iraquiano de que Nero Saraiva foi preso ao abrigo de um mandado de detenção internacional. Objetivo é a extradição.
André Cabral partiu no fim de 2014 para a Síria. É o terceiro português - além de Nero Saraiva e Steve Duarte - referido por Helena Fazenda no parlamento como tendo sobrevivido à queda do Estado Islâmico
O terrorismo em Cabo Delgado não é apenas uma desgraça a acontecer. É também uma tragédia a repetir-se. Tal como há uns anos, até à morte de um ocidental.
Angela Barreto aterrou esta terça-feira no aeroporto de Schiphol, na Holanda, com o filho, vinda da Turquia. Foi presa pelas autoridades e a criança entregue aos serviços sociais.
Rómulo Costa e Cassimo Turé foram condenados a 9 e 8 anos e meio de prisão. Juízes quiseram dar um “sinal de segurança" e de "confiança” no modo de vida ocidental
Ambos os arguidos foram condenados por apoio, auxílio e colaboração com terrorismo islâmico, "em concurso aparente com o crime de financiamento ao terrorismo".
A jihadista luso-descendente Ângela Barreto apresentou-se no consulado da Holanda em Istambul, pretendendo regressar à Europa. Em setembro, falou com a SÁBADO.