Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto

Repórter SÁBADO. Jihadista quer cumprir pena em Portugal

Nero Saraiva foi condenado no Iraque a 15 anos de prisão por pertencer ao Estado Islâmico. A família tem tentado, sem sucesso, contactar o governo para conseguir apoio consular. Pela primeira vez, a mãe e o pai decidiram dar uma entrevista em que contam como foi perder o filho para um grupo terrorista e a odisseia para o tentarem trazer de volta: “Tragam o meu menino para cá.”

Nuno Tiago Pinto

Mulheres de jihadistas a caminho de Portugal

O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.

Nuno Tiago Pinto

Vânia está há seis anos presa na Síria

A portuguesa está desde 2018 no campo de Roj com as duas filhas. A sua mãe, Delfina, interpôs uma ação para obrigar o Estado a trazê-la e às crianças para Portugal. O Tribunal Administrativo indeferiu o pedido por falta de legitimidade.

Débora Calheiros Lourenço

Primeiras mulheres de jihadistas repatriadas já estão em Espanha

Yolanda Martínez e Luna Fernández estavam no campo de Al Roj, perto da fronteira da Síria com a Turquia. Estes campos têm como propósito manter as mulheres e as crianças de jihadistas presos ou mortos sob controlo policial por tempo indefinido.

Nuno Tiago Pinto

A quinta mulher do jihadista português

As autoridades portuguesas localizaram mais uma mulher e um filho de Nero Saraiva. Romina Scheer foi repatriada para a Alemanha, onde está detida.

Nuno Tiago Pinto

O jihadista desconhecido

André Cabral partiu no fim de 2014 para a Síria. É o terceiro português - além de Nero Saraiva e Steve Duarte - referido por Helena Fazenda no parlamento como tendo sobrevivido à queda do Estado Islâmico

7
Nuno Tiago Pinto

Jihadista lusodescendente voltou à Europa

Angela Barreto aterrou esta terça-feira no aeroporto de Schiphol, na Holanda, com o filho, vinda da Turquia. Foi presa pelas autoridades e a criança entregue aos serviços sociais.

10
Nuno Tiago Pinto

Tribunal quis fazer de jihadistas um exemplo

Rómulo Costa e Cassimo Turé foram condenados a 9 e 8 anos e meio de prisão. Juízes quiseram dar um “sinal de segurança" e de "confiança” no modo de vida ocidental

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente