
Acontecimentos internacionais do ano 2023
Foi o ano de todos os perigos: terrorismo, guerras, inflação, ataques à democracia, distúrbios, ditadores e mercenários, todos desenhados a par e passo por Vasco Gargalo para a SÁBADO.
Foi o ano de todos os perigos: terrorismo, guerras, inflação, ataques à democracia, distúrbios, ditadores e mercenários, todos desenhados a par e passo por Vasco Gargalo para a SÁBADO.
O xeque Nawaf tomou posse como emir após a morte, em 2020, do seu antecessor, xeque Sabah Al Ahmad Al Sabah.
A presidência chegou a um acordo histórico que pode ser o início do fim dos combustíveis fósseis. Guterres espera que "não seja demasiado tarde".
O primeiro rascunho foi denunciado como fraco por vários países. Presidência disse que já estava à espera.
A presidência da COP28 no Dubai, liderada pelo sultão al-Jaber, considera o texto "um enorme passo em frente". Vários países querem mais.
Já a Organização dos Países Exportadores de Petróleo disse que não se opunha a um texto que mencionasse a redução ou o fim dos combustíveis fósseis, desde que não seja estipulado um prazo, porque isso seria irrealista.
Ahmed Al Jaber terá afirmado num evento a 21 de novembro: "Não existe nenhuma ciência, ou nenhum cenário, que diga que a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis nos vai manter nos 1,5 graus Celsius".
"Os sinais vitais da Terra estão a falhar: emissões recorde, incêndios ferozes, secas mortais e o ano mais quente de sempre. Estamos a milhas dos objetivos do Acordo de Paris", lamentou secretário-geral da ONU.
Arranca no Dubai, no dia 30, a COP28. Será um desfile de ambientalistas, líderes mundiais, indígenas e milionários. Para uns é "um evento de fachada", para outros uma oportunidade única de negociação.
Francisco vai participar em três dias da conferência, entre 1 e 3 de dezembro.
Por causa de escândalos, o neto de Juan Carlos refugiou-se em Abu Dhabi, onde tem casa e emprego de luxo. Mas ele só pensa em voltar para Madrid.
Completam-se hoje 45 anos da Operação militar Entebbe; a missão de resgate mais complexa de todos os tempos, realizada pela especial unidade do IDF, Sayeret Matkal, que conseguiu libertar judeus e israelitas judeus, reféns nas mãos de terroristas, no Uganda, liderado pelo louco assassino Idi Amin Dada.
O dono dos cinco estrelas Penina e Dona Filipa pagou os salários de março em duas tranches e garante que vai pagar os de abril. Os trabalhadores sentem-se “ao abandono”, mas a cantina do Penina continua aberta para “matar a fome” a muitos deles.
O campo abriga cerca de 68 mil pessoas, incluindo familiares de jihadistas do grupo Estado Islâmico, vivendo em condições precárias e totalmente dependentes de ajuda humanitária.
Treinador ficou desconfortável com a mudança de presidente.
Treinador português poderá estar de saída da Arábia Saudita. A nova direcção do clube estará a tentar convencer Jorge Jesus a cumprir o contrato, válido por uma época com outra de opção.