Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Como mudar de vida para aliviar a dor

Cada pessoa sente a dor de forma diferente, porque as vivências da infância e juventude influenciam a forma como o cérebro a interpreta. Tratá-la é vital e exige várias terapias. Se não o fizer arrisca-se a perder capacidades cognitivas.

Sónia Bento

As confissões dos irmãos famosos

Desafiámos músicos, atrizes e apresentadores a responderem a um questionário sobre o dia 31 de maio – a data celebrada pelos “manos”. Descobrimos que gostam de compor juntos, jogar golfe ou rir em festivais e que os mais novos acusam os mais velhos de serem mandões.

Susana Lúcio

Seis passos para reduzir a dor crónica

A doença não tem cura e afeta um em cada três portugueses – mas tem vários tratamentos. Os especialistas aconselham a fazer mais do que uma terapêutica e a não desistir perante o que parece ser impossível de derrotar.

Ricardo Baptista Leite
Sara Capelo

PSD ainda tem de alterar listas para cumprir lei da paridade

Alterações de última hora da comissão política levaram a erros. Listas tinham excesso de nomes que ficarão de fora. Em Lisboa, alguns protocandidatos não tinham sido sequer contactados. Mas cumprirão a lei quando chegarem aos tribunais ainda esta semana. Tanto PS como PSD colocam homens a efetivos e mulheres como suplentes

Agentes usados na quimioterapia afetam indiretamente sistema nervoso central

Os agentes citostáticos, usados em função do tipo de cancro e de acordo com 'deadlines' estabelecidas, impedem que as células cancerígenas se repliquem. No entanto, ao mesmo tempo, estes agentes "vão destruir os componentes das células do sistema nervoso periférico, acabando por produzir sensações de dor" no doente oncológico.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente