
Governo pede auditoria a negócio imobiliário do Banco de Portugal
Miranda Sarmento pediu à Inspeção Geral de Finanças uma auditoria ao negócio da nova sede do Banco de Portugal assinado pelo atual governador.
Miranda Sarmento pediu à Inspeção Geral de Finanças uma auditoria ao negócio da nova sede do Banco de Portugal assinado pelo atual governador.
A auditoria vai incidir sobre os anos decorridos desde 2021, sem prejuízo da possibilidade de abranger períodos anteriores, e terá a colaboração da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde e da Administração Central do Sistema de Saúde.
Processo tem a ver com a composição da CML durante a suspensão de mandato por parte do vereador Diogo Moura. Decisões da autarquia podem ser anuladas.
"A única coisa que recebemos e sobre a qual nos pronunciámos são as duas deliberações da assembleia-geral. Tirando isso e o relatório da IGF [Inspeção-Geral de Finanças] não conhecemos mais nada", respondeu a advogada Inês Arruda.
Alexandra Reis é a quarta personalidade ouvida pela comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da TAP, depois da Inspeção-Geral de Finanças (IGF), o administrador financeiro da empresa, Gonçalo Pires, e da presidente executiva, Christine Ourmières-Widener.
Inspeção-Geral de Finanças detetou que mais de mil IPSS não entregaram contas e que 560 fizeram-no fora de prazo e continuaram a beneficiar de subvenções públicas.
Mais de metade das participações efetuadas estavam “em instrução” no final de 2018, o primeiro ano completo em que a Inspeção-Geral de Finanças assumiu esta nova competência.
O Banco de Portugal considera que há normas na proposta de lei do Governo que determinam a sua "sujeição a controlo direto por parte do Ministério das Finanças e, em especial, da Inspeção-geral de Finanças".
O Banco de Portugal está contra a fiscalização da Inspeção-Geral de Finanças à sua atividade, considerando que põe em causa a sua independência, no parecer divulgado esta quarta-feira a propósito da reforma da supervisão financeira.
O vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia afirmou hoje que o PS aguarda os resultados da auditoria da Inspeção Geral de Finanças (IGF) ao funcionamento dos CTT para propor medidas sobre o futuro desta empresa.
A Inspeção-Geral de Finanças vai passar a poder fiscalizar a gestão financeira de todas as ações do Banco de Portugal.
O valor patrimonial de apenas metade destes imóveis ascende a 3,9 milhões de euros, de acordo com uma auditoria da Inspeção-Geral de Finanças.
O Fisco só controlou cerca de 10% dos contribuintes que pediram reembolsos de IVA, revela o DN. A Inspecção-Geral de Finanças quer que se melhorem os instrumentos de controlo.
Luís Montenegro referiu-se às conclusões da auditoria da Inspeção-Geral de Finanças.
Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos insiste em que terá havido intervenção humana no caso das transferências para offshores que escaparam ao controlo do Fisco. Relatório da IGF, diz, "deixa de fora o que é crucial".
Inspeção-Geral de Finanças vai verificar decisões.