Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada

A SÁBADO é todos os dias: Sebastião Bugalho, o 'Goebbels' do PSD

O eurodeputado já foi jornalista: e a intimidade com as fontes do PSD era tal que se autodenominou como "Goebbels" (o miniso da propaganda nazi) do partido. E ainda fazia entrevistas por encomenda, que mandava para rever e editar às suas fontes. É o que mostram as escutas do caso Tutti Frutti

Susana Lúcio

Os objetos que retratam a ditadura

Duas gerações de portugueses viveram sob um regime ditatorial, criado por Salazar, que marcou todos os aspetos da vida no País. A jornalista Fernanda Cachão leva-nos numa viagem ao tempo em que vivíamos com senhas de racionamento, Hitler era um amigo, a PIDE perseguia e os informadores denunciavam tudo.

Caderno de Significados

O submarino cor de mar

Neste caso, do narcossubmarino camaleónico, a investigação é feita por quem tem competência legal para o efeito e está nos canais próprios da cooperação judiciária internacional. Não se situa no plano do protagonismo individual supérfluo, de quem adora fazer fotografias na linha da frente.

António José Vilela

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

Bem-vindos às histórias dos inquilinos da Judiciária e do projeto Monsanto; às denúncias anónimas e à guerra com os diretores e à traição de Amadeu Guerra; às birras à porta, no carro e o passe social; aos telefonemas irados e às mensagens indiscretas e à ordem de despejo. E ainda ao novo mundo dos copos grandes e das sociedades pequenas; aos dias em que se arrastaram mobílias e à música de Vivaldi.

Vanda Marques

O caçador de arte

Começou no Iraque e agora percorre o mundo a devolver relíquias roubadas. Bogdanos já restituiu 275 milhões de euros em artefactos.

Débora Calheiros Lourenço

Hamas espiava palestinianos dissidentes

Documentos conseguidos por uma equipa de inteligência israelita demonstram arquivos com informações sobre pelo menos dez mil palestinianos. Jornalistas e jovens eram os mais afetados.

Eduardo Dâmaso

Novas revelações: O diário secreto do investigador de Sócrates

Começou por ser batizada como Amigos dos Amigos, mas o nome não vingou e hoje toda a gente a conhece como Operação Face Oculta. Um novo livro, sobre a vida do investigador da PJ que liderou esta investigação ("Insubmisso, Memórias de um Polícia"), revela agora todos os bastidores de um caso em que o então primeiro-ministro José Sócrates e vários comparsas montaram um plano para controlar a TVI e os jornais Público e Correio da Manhã.

A diferença entre um criminoso e um idiota

A reação do Chega à suspensão no Facebook foi como se tivesse instituído um novo regime de censura em Portugal (e não a mera violação de termos e condições de uma rede social). 50 anos depois do 25 de abril, a liberdade de expressão continua a ser uma pedra basilar da democracia – mas é importante lembrar que discurso de ódio não é opinião, é crime.

O In Vitro da Criminalidade

Cada estado tenta, a todo o instante, empurrar aquele tipo de criminalidade para fora das suas fronteiras transformando a cooperação em, nada mais nada menos do que, um "jogo de interesses".

A lagartixa e o jacaré

A ferida do Levante

Podemos encher esta página de justas críticas a Israel, mas há duas coisas intocáveis: o direito do estado de Israel à sua existência, e a condenação absoluta e total do ataque do Hamas, que não é um acto de guerra mas um massacre de quem está à mão, na esmagadora maioria dos casos, civis.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.