
Quatro pontos para perceber as agressões entre Israel e Irão
Os confrontos já duram há décadas, mas só agora começaram a voar os mísseis. Especialistas acreditam que Israel se esteja a aproveitar do enfraquecimento iraniano para ganhar vantagem.
Os confrontos já duram há décadas, mas só agora começaram a voar os mísseis. Especialistas acreditam que Israel se esteja a aproveitar do enfraquecimento iraniano para ganhar vantagem.
O diretor da revista The Atlantic foi incluido num grupo da plataforma Signal onde estavam vários representantes séniores da administração Trump, como o vice-presidente e o secretário de Defesa. No grupo foram discutidos planos de ataque contra a milícia Houthi no Iémen.
O jornalista foi adicionado a um grupo onde foram partilhados detalhes sobre o ataque ao Iémen, incluindo hora, armass a ser usadas e alvos. Casa Branca reconheceu erros.
Num discurso televisivo, Abdul-Malik Al-Houthi garantiu que o grupo está preparado para adotar medidas "mais perturbadoras e dolorosas", caso as operações militares norte-americanas na região prossigam.
Oussama Hamdane considerou que o míssil houthi, que caiu hoje no centro de Israel sem causar vítimas, é "uma mensagem para toda a região de que Israel não é uma entidade imune".
EUA e Reino Unido ponderam atacar bases militares no Iémen, enquanto o Irão já enviou um destroyer para o Mar Vermelho. Conflito agudiza-se no Médio Oriente.
Grandes transportadoras e petrolíferas anunciaram o desvio das suas rotas, o que pode causar atrasos no comércio internacional e o aumento de preços. Responsáveis pelos ataques, que ainda não afundaram nenhum navio, são os Hutis que exigem fim dos ataques israelitas em Gaza.
Região está a ser afetada pelo conflito entre Israel e o Hamas. Disparos podem ter vindo do Iémen, mas não é claro.
Anfetaminas, exaustão militar e a reorientação estratégica dos Emiratos Árabes Unidos e da Arábia Saudita, em busca de um compromisso de segurança com o Irão, abriram caminho à reintegração política na Liga Árabe.
Organizações sublinham que não encontraram provas que sustentatassem a indicação de que o alvo era uma instalação militar, mas que se tratava, sim, de um centro de detenção.
Qassem Soleimani foi um dos homens mais influentes da história recente do Irão, Iraque, Síria e Líbano. Em 2018 tinha lançado uma ameaça a Trump: "Irá começar a guerra, mas nós vamos acabá-la".
Os EUA não podem ignorar o ataque. Mas se atacarem, convidam a uma resposta por parte dos iranianos e à resistência por parte dos seus aliados. Se não atacarem, enfraquecem as fundações da aliança anti-iraniana, e fortalecem o Irão
Esta é a primeira vez que um Papa pisa a terra onde a religião do Islão nasceu. Francisco reuniu-se com líderes da religião islâmica para fomentar a paz através do diálogo religioso.
Primeira visita de um Papa à Península Arábica é criticada por causa do papel dos Emirados Árabes Unidos na guerra no Iémen.
Safiah Saleh tinha apenas 18 meses quando o pai a raptou no Reino Unido.
Safiah Saleh tinha apenas 18 meses quando o pai a raptou do Reino Unido e a levou para o Iémen. Este Natal, a mulher conseguiu fugir e chegar ao Egipto com a sua família.