
Mais de 567 mil votos desperdiçados nas legislativas deste ano
Para já, face ao ano passado, este número representa uma descida de votos que não elegeram nenhum deputado.
Para já, face ao ano passado, este número representa uma descida de votos que não elegeram nenhum deputado.
Com a totalidade dos votos contados, os resultados da secretária-geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI) dão a vitória à AD com 89 deputados, seguida pelo PS e pelo Chega, com o mesmo número de eleitos (58).
Os cinco representantes propostos por PSD, PS e Chega numa lista conjunta para o Conselho de Estado são Carlos Moedas, Francisco Pinto Balsemão, Pedro Nuno Santos, Carlos César e André Ventura.
Enquanto os políticos não perceberem ou não quiserem perceber que o desinteresse pela formação de uma cidadania europeia informada é o maior risco para o projecto europeu, o anti-europeísmo populista pode continuar a crescer.
O Livre duplicou a percentagem dos votos face às últimas europeias, mas falhou a eleição do seu primeiro eurodeputado. Rui Tavares admitiu a responsabilidade pelo resultado e falou em reflexão interna. Francisco Paupério discursou sobre o futuro do partido, sem referir o nome do líder.
Foi o ato eleitoral mais participado de sempre do clube. O antigo treinador do FC Porto quebrou um ciclo de 15 mandatos e 42 anos de Pinto da Costa.
Como se convocam as comissões de inquérito? O que faz o grupo parlamentar de amizade? Conheça de A a Z, o jargão dos deputados.
Contamos-lhe como mais de 600 mil votos nas últimas eleições legislativas não foram usados para eleger qualquer deputado
Os especialistas acreditam que a solução pode passar pela criação de círculos de compensação, à semelhança do que acontece na Região Autónoma dos Açores.
Os distritos (mesmo) decisivos, os concelhos que mais pesam, o fator-surpresa, o que não volta a acontecer como em 2022 e o que os partidos esperam: os sinais a que dar atenção na noite de 10.
Os boletins diferentes, os fantasmas que são um mito, quem já entrou e saiu do parlamento e um senhor belga do século XIX que definiu como elegemos hoje. Ponha-se a par.
"Está em curso uma tentativa de desvirtuar o resultado destas eleições em Portugal e nós temos de estar muito atentos a isso", disse líder do Chega.
No sábado, o presidente do Chega, André Ventura, alegou estar em curso uma tentativa para "desvirtuar o resultado" das eleições, que passa por "anular os votos" do seu partido.
Os partidos não concordam sobre um modelo de reforma eleitoral, mas quase todos concordam que ela deve existir. Círculos uninominais, círculos de compensação e redução de deputados são propostas em cima da mesa.
O que deu à Aliança Democrática original tanto sucesso que ainda hoje a restauram? Quem a viveu explica: muita química e algum Hondt.
Um apocalipse à antiga, vulgo confronto “esquerda-direita”, é impossível nas próximas legislativas? As famílias em campo são demasiado diversas e, em primeira análise, inconciliáveis. Mas…