Sábado – Pense por si

António Luís Marinho

Angola no centro da Guerra Fria

O verão de 1975 foi marcado pela fuga dos portugueses, pela luta entre os movimentos independentistas e pela interferência das grandes potências: EUA e URSS.

António Luís Marinho

A entrevista maldita a Álvaro Cunhal faz 50 anos

Oriana Fallaci citou Cunhal: “Nós, os comunistas, não aceitamos o jogo das eleições.” O próprio viria a desmentir. A conversa marcou o espírito democrático do PCP – ou a falta dele.

Bruno Faria Lopes

Mas há alguém que José Luís Arnaut não conheça?

Lobista-mor da República para uns, advogado e executivo dedicado para outros, o ex-político José Luís Arnaut acumulou uma dúzia de cargos nos setores mais poderosos da economia: energia, turismo, futebol, advocacia, finança. Será protagonista nas negociações com o Estado para o novo aeroporto. Este é o seu trajeto até ao topo.

Diogo Barreto

Morreu Henry Kissinger

Nobel da Paz, figura central da diplomacia dos Estados Unidos e estratega político de várias guerras, Kissinger foi uma das figuras mais controversas do século XX. Herói, ou vilão, foi incontornável. Morreu aos 100 anos.

Vasco Rato

Kissinger: 100 anos carregados de história

Nobel da Paz, senhor de muitas guerras, tornou-se uma das figuras icónicas, e controversas, do século XX. Criminoso de guerra ou herói da guerra fria? Completa um século este 27 de maio de 2023.

Conselho de Segurança - Os 100 anos de Kissinger

Conselho de Segurança - Os 100 anos de Kissinger

Os destaques desta semana do Conselho de Segurança vão para o centésimo aniversário de Henry Kissinger e a falta de acordo entre democratas e republicanos para aumentar o teto da dívida dos EUA.
Tiago Carrasco

Pelé: uma estrela pop - como Jesus Cristo e a Coca-Cola

Foi retratado por Andy Warhol, gravou um álbum com Elis Regina, foi a cara da Pepsi e inspirou movimentos de descolonização em África. A sua marca gerou uma fortuna, mas foi enganado por vários sócios.

Inteligência Artificial, Ética e Justiça

A União Europeia pretende regular a utilização da inteligência artificial quer por parte dos Estados que a integram quer pelas empresas europeias, visando salvaguardar determinados valores como a privacidade, a transparência e a prestação de contas.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana