Sábado – Pense por si

Lusa

Publicações de Ventura sobre apagão tiveram mais de 940 mil visualizações

Análise feita pelo Medialab refere que no Facebook os candidatos referiram-se diretamente ao tema 21 vezes e os partidos abordaram a questão por 28 vezes. O Facebook e o X foram as redes mais usadas (16 e 17 publicações, respetivamente), mas o Instagram foi aquela que proporcionou mais visibilidade.

Maria Henrique Espada

Gouveia e Melo, o desafio de montar uma candidatura e as lições do passado

Fernando Nobre e Sampaio da Nóvoa foram os dois casos vindos de fora do mundo partidário a montar candidaturas com expressão. Mas é difícil: é preciso boa vontade, trabalho voluntário e contrariar uma lei que não está feita para eles. Gustavo Cardoso defende um “estatuto do candidato” para equilibrar a corrida para os independentes.

Lusa

"Tendência global" de evitar notícias está a aumentar e Portugal acompanha

"Os portugueses evitam notícias de forma indiscriminada, em detrimento de formas mais seletivas, com 48% dos que dizem evitar notícias a afirmar que pura e simplesmente reduzem o acesso àquelas, enquanto 40,8% dizem evitar aceder a fontes específicas de notícias", aponta o Digital News Report 2023.

Os Horizontes Plurais da Comunicação Social

Sem comunicação social a pandemia teria provocado um desastre incalculável, sem sistemas informativos à altura do desafio teríamos experienciado um verdadeiro caos na gestão dos processos de prevenção e na compreensão das medidas tomadas.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h