
Dos Açores à Madeira: as ilhas atlânticas portuguesas
O que têm para nos oferecer as ilhas atlânticas portuguesas? Muito, seja qual for a ilha escolhida para as férias. Fizemos-lhe um guia de viagem.
O que têm para nos oferecer as ilhas atlânticas portuguesas? Muito, seja qual for a ilha escolhida para as férias. Fizemos-lhe um guia de viagem.
O sociólogo escreveu um livro muito crítico sobre a atuação do Estado em relação aos retornados e ao abandono de cerca de 400 mil soldados africanos que serviram no Exército português.
As obras mais conhecidas de Leopoldo de Almeida foram o Marquês de Pombal e o Padrão dos Descobrimentos, mas o artista espalhou a ideologia de Salazar por todo o País.
O escritor moçambicano cumpre hoje o 10.º dia de isolamento domiciliar, desde que foi diagnosticado positivo para o novo coronavírus, apresentando sintomas leves.
A companhia dirigida por João Brites junta-se no palco do São Luiz a artistas de Moçambique e do Brasil. Fala-se português, mas em Netos de Gungunhana os dialectos são muitos - e, pelo meio, há música.
Capturado por Mouzinho de Albuquerque, exibido como troféu, baptizado e “ocidentalizado”, viveu em Angra do Heroísmo até ao final da vida. O “leão de Gaza” tem uma história tão inacreditável que vai ser contada num documentário inglês. A trasladação para Moçambique foi decidida há 35 anos.
Foi rocambolesco: as ossadas de um desconhecido andaram semanas no porta-bagagens de um carro do governo, até se concordar que seria incorrecto devolver a Moçambique uns ossos quaisquer, sem saber se seriam mesmo de Gungunhana
Discute-se o Museu que para alguns não pode ser das Descobertas mas há mais a discutir: Mouzinho de Albuquerque, racista, para quem os negros eram animais selvagens, está, como tantos outros colonizadores, nas ruas, praças e avenidas. Leia o ensaio de João Pedro George.
Professor, escritor e crítico literário inicia, esta quinta-feira, uma coluna de opinião na SÁBADO com um ensaio sobre a polémica do Museu das Descobertas ou Descobrimentos
É branco e fala português mas não permite que o incluam num “grupo” que não seja o dos moçambicanos.
Na década de 1970, Herberto Helder assinou várias reportagens em Angola. A editora vai publicar estas reportagens e crónicas em Março.
Acaba de lançar O Bebedor de Horizontes, o livro que conclui a história de Gungunhana, o último Rei moçambicano. Pretexto para uma conversa sobre literatura, descolonização e Portugal
A 4ª edição do FITA decorre de 10 a 25 de Março com 35 espectáculos de grupos nacionais e estrangeiros
Eu vou ficar pela esgrima das palavras e atirar ao agora "vátua berloqueiro", com um texto que escrevi aquando do centenário da infortunada morte de um dos mais ilustres compatriotas da nossa quase milenar História Militar e Patrono da Arma de Cavalaria
Em todas estas acções Mouzinho demonstrou as suas extraordinárias qualidades de chefe e de militar das quais se destacam a sua serenidade e bravura debaixo de fogo
O programa aposta na partilha e a reflexão, aliando propostas variadas, do teatro à dança, feira do livro, música ao vivo e exposições