
ULS da Região de Leiria diz que foram acionados todos os meios para resposta a grávida
O Expresso noticiou hoje que um bebé nasceu prematuro numa ambulância mas acabou por morrer após a admissão na Urgência Obstétrica do hospital de Leiria.
O Expresso noticiou hoje que um bebé nasceu prematuro numa ambulância mas acabou por morrer após a admissão na Urgência Obstétrica do hospital de Leiria.
O arguido, Fernando Valente, foi absolvido pelo tribunal de júri (constituído por três juízes e quatro jurados) de todos os crimes que lhe tinham sido imputados. O suspeito estava acusado de homicídio qualificado, aborto, profanação de cadáver, acesso ilegítimo e aquisição de moeda falsa para ser posta em circulação.
Leitura do acórdão ocorreu esta terça-feira.
A sessão realiza-se no Tribunal de Aveiro pelas 10h00 e assinala o desfecho do julgamento iniciado a 19 de maio.
A DE-SNS afirmou que a resposta prestada é "congruente com os protocolos de referenciação e de acesso em vigor, tendo sido assegurada a continuidade assistencial ao longo de todo o percurso da utente no Serviço Nacional de Saúde".
Uma grávida perdeu o bebé após passar por vários hospitais. Sentia dores intensas e peso abdominal. Nem sempre estes sintomas são verdadeiros sinais de alerta, mas é essencial que as grávidas sejam vigiadas de perto neste período, dizem os especialistas.
Questionado ainda sobre o caso da mulher grávida de 40 semanas que perdeu o bebé depois de passar por cinco hospitais em 13 dias, o Presidente da República referiu que não comenta o caso.
A ministra da Saúde assume a responsabilidade no caso da grávida que passou por vários hospitais e acabou por perder o bebé após o nascimento.
Mulher foi a várias urgências com dores intensas e peso abdominal. Bebé morreu logo após o nascimento, devido a baixa oxigenação.
Já escreveu à mão mas, para não perder papeis, neste disco Carolina Deslandes escreveu tudo no telefone. Chama-se “Chorar no Club” e é um trabalho que foi feito com amigos. Pessoas de casa, com quem sai à noite, mas que também admira. Um disco que reúne a família que se escolhe na idade adulta. “Poucos, mas bons”. Um disco que conta com a produção de Mar, Jon., D’AY e Feodor Bivol.
Um ataque russo a uma zona residencial da cidade ucraniana de Kharkiv fez, esta quinta-feira, 17 feridos, entre eles crianças, uma mulher grávida e uma idosa de 93 anos.
"'Em março de 1992, descobri que estava grávida. O António ficou radiante - queria casar-se imediatamente, começar uma família. Mas duas semanas depois, recebeu a proposta que mudaria as nossas vidas: um lugar como correspondente de guerra nos Balcãs, para um jornal internacional. Era a oportunidade da carreira dele.'"
A ginecologista e obstetra Maria Manuel Sampaio lançou um livro, que é um guia prático para responder às questões das grávidas, que surgem dos medos que sentem e que resultam dos imensos mitos que existem.
Integrado no modelo de organização das urgências obstétricas e ginecológica que entrou em vigor em 16 de dezembro de 2024, o projeto SNS Grávida/Ginecologia tem "como objetivo prioritário a diferenciação entre situações clínicas urgentes e não urgentes, com base na sua gravidade".
Julgamento do suspeito do homicídio será retomado pelas 09h30 de terça-feira.
Advogado da família de grávida da Murtosa admitiu que vai pedir a leitura do primeiro interrogatório para "confrontar" Fernando Valente.