
Livre faz balanço positivo de reunião com PM e defende encontros "plurais e constantes"
O deputado único eleito pelo Livre, Rui Tavares, esteve à distância, por se encontrar em isolamento profilático.
O deputado único eleito pelo Livre, Rui Tavares, esteve à distância, por se encontrar em isolamento profilático.
Rui Tavares, que lidera o Livre, em caso de vitória será integrado no futuro executivo como vereador da Cultura, Ciência, Conhecimento e Direitos Humanos.
O Grupo de Contacto do Livre entende que Ana Gomes deve ter o apoio oficial do partido por considerar que a "área política de esquerda deve ser reforçada nestas eleições".
Partido defende que as divergências políticas não podem resultar em "manifestações discriminatórias". Deputada única do Livre também já respondeu a André Ventura.
"Se por algum ato milagroso houver uma mudança de atitude por parte da deputada Joacine Katar Moreira obviamente que trabalharemos [com ela]", diz membro da direção.
No encerramento do IX Congresso do partido, o novo Grupo de Contacto relembrou a característica única do Livre, a eleição de candidatos para eleições através de primárias.
A única lista candidata ao Grupo de Contacto do Livre (direção do partido) foi eleita com 95 votos a favor e 15 votos em branco, num total de 115 votos.
Direção do partido considerou que o Congresso quis garantir que "não há dúvidas absolutamente nenhumas" e que decisão não se trata de "voto de confiança ou voto de desconfiança".
Partido pode perder representação no Parlamento se aprovar a moção que vai ser votada no IX Congresso do Livre, a 19 de Janeiro.
O partido revela que apresentou ao executivo socialista "medidas de salvaguarda da saúde mental, de ambiente e combate às alterações climáticas, de justiça, de redistribuição, de democracia e de bem-estar animal".
Partido indica que caberá à Comissão de Ética e Arbitragem, que terá o advogado Ricardo Sá Fernandes como relator, emitir um parecer sobre a sua decisão.
Joacine Moreira apresenta projeto de resolução esta terça-feira, depois de um fim de semana turbulento dentro do próprio partido.
O líder do Livre prometeu que o partido vai regressar aos "verdadeiros temas, empenhado em falar daquilo que importa aos portugueses e aos europeus".
Joacine Katar Moreira garantiu que a abstenção no voto sobre a Palestina se deveu à "dificuldade de comunicação" com a direção do partido. Dirigente do Livre reagiu: “a dificuldade de comunicação passa também por ela".
Apesar de a direção dizer que a deputada "não respondeu a chamada, email, nem SMS", a RTP falou com Katar Moreira que se surpreendida pelas críticas do partido.
A direção do partido criticou a abstenção da deputada eleita sobre um voto de condenação à agressão israelita a Gaza.