
MP pede condenação de ativista que atingiu Montenegro com tinta
O ativista da Greve Climática Estudantil, de 19 anos e estudante universitário, está acusado de três crime de dano, por ter alegadamente danificado o vestuário de Luís Montenegro,
O ativista da Greve Climática Estudantil, de 19 anos e estudante universitário, está acusado de três crime de dano, por ter alegadamente danificado o vestuário de Luís Montenegro,
O "Governo que vai ser formado nos próximos dias não vai ter um plano para o fim ao fóssil nos prazos da ciência", lamenta o movimento.
Em comunicado, o movimento diz ter pintado nas entradas des sedes de partidos frases como: "Eletricidade 100% renovável e gratuita", "Fim ao fóssil 2030" e "Este partido não tem um plano".
Em causa estão incidentes ocorridos em 14 de setembro junto ao Instituto Português do Mar e da Atmosfera, onde decorria o Conselho de Ministros.
Catarina Bio e Teresa Cintra denunciam tentativa de opressão ao movimento da Greve Climática na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. O diretor, Telmo Batista, desmente e garante só ter chamado a polícia por estarem a ser “bloqueadas atividades” na escola que dirige.
Grupo do Chega gerou protestos dentro da FCSH-UNL após ter distribuído panfletos contra o ativismo climático numa semana em que houve várias ações da Greve Climática Estudantil em faculdades. PSP foi chamada.
Membros do movimento Greve Climática Estudantil Lisboa terão sido "retidos" e obrigados a "despir-se" pela polícia.
Multa deveu-se a ter filmado uma manifestação inserida na Marcha Climática Global, anunciou a organização Greve Climática Lisboa.
Os jovens da "Greve Climática Estudantil" exigem o fim dos combustíveis fósseis até 2030 e energia 100% renovável e acessível para todas as pessoas até 2025.
Na próxima segunda-feira, o movimento Greve Climática Estudantil associa-se ao movimento internacional que exige o fim dos combustíveis fósseis a nível internacional, numa ação que prevê a ocupação de escolas secundárias e universidades de forma pacífica.
Manifestantes do Movimento Greve Climática Estudantil lançaram notas tingidas de preto e pediram a demissão de António Costa Silva.
A Greve Climática Estudantil de Lisboa juntou esta tarde cerca de 50 jovens. A defesa dos transportes públicos é vista como uma medida essencial no combate às mudanças climáticas.
Em Portugal, estão marcadas ações para Alcácer do Sal, Algarve, Braga, Caldas da Rainha, Guimarães, Lisboa, Leiria, Porto e Santarém.
Movimento Friday's for Future, lançado por Greta Thunberg, promove mais uma edição da já tradicional Greve Climática Mundial.
"Apesar de sabermos que os jovens são os menos afetados, reconhecemos a importância de agirmos em solidariedade com aqueles que são mais vulneráveis", refere organização.
Para a greve climática de sexta-feira a ativista sueca sugere que cada um publique fotos suas online com os seus cartazes, sugerindo ainda algumas hashtags que podem usar.