
Prémios Sophia: "Grand Tour" lidera nomeações
A longa-metragem soma 11 nomeações. Já "O Pior Homem de Londres" (Rodrigo Areias) e "Revolução (sem) sangue" (Rui Pedro Sousa) estão nomeados a 10 categorias.
A longa-metragem soma 11 nomeações. Já "O Pior Homem de Londres" (Rodrigo Areias) e "Revolução (sem) sangue" (Rui Pedro Sousa) estão nomeados a 10 categorias.
Obras portuguesas, novos textos internacionais premiados, clássicos recuperados e peças de teatro en texto: estas são as obras que chegam às livrarias em março.
A artista expõe pela primeira vez num palácio habitado, o Palácio de Liria, residência dos duques de Alba em Madrid. "Há um lado de intimidade, pessoal, que é muito mais interessante aqui", diz.
Os prémios do cinema espanhol conseguiram um momento inédito: "El 47", de Marcel Barrena, e "La infiltrada", de Arantxa Echevarría, empataram depois da votação de quase 2.000 académicos. Richard Gere foi homenageado e "Emilia Peréz", sem Karla Sofía Gascón, ganhou o Melhor Filme Europeu. Veja os premiados e os looks da noite.
Tweets antigos da estrela de "Emilia Pérez", que lidera a corrida aos Óscares com 13 nomeações, levaram a que a plataforma de streaming a tivesse cortado das atividades de promoção do filme.
Depois de começar a carreira, aos 14 anos, Marisa Paredes ganhou visibilidade na primeira colaboração, em 1983, com o realizador Pedro Almódovar, no filme "Na Escuridão".
Valência é a Capital Verde Europeia em 2024. A cidade espanhola tem paella, praias, arquitetura, ciência, sustentabilidade, séculos de história e voos diretos de Lisboa e do Porto. Não lhe falta sequer o Santo Graal.
Entre 2 e 4 de julho, o cinema lisboeta vai exibir as "curtas" que mais se destacaram por todo o mundo no último ano, vencedoras de prémios como os Óscares, Goya, BAFTA, Sophia e Magritte.
Aquilo que era impensável no Estado Novo tornou-se possível depois da revolução. Doze personalidades contam à SÁBADO aquilo que puderam fazer depois de derrubada a ditadura. Usar minissaias, ver a família, apoiar os presos políticos ou simplesmente regressar a Portugal.
A coleção do Museu da Arte Proibida integra mais de 200 obras que "foram censuradas, proibidas ou denunciadas por motivos políticos, sociais ou religiosos".
Horas depois da destruição da barragem de Nova Kakhovka mantém-se a dúvida: quem a destruiu? As forças russas ou as ucranianas? Os dois lados têm a perder, como explica João Carlos Barradas. Para já perderam os milhares de habitantes retirados das suas casas devido às inundações.
"Os demónios do meu avô", do português Nuno Beato, também venceu a Competição Internacional de Cinema Infantil, enquanto a curta-metragem "Ice Merchants", de João Gonzalez, foi distinguida com o Prémio do Público e "O Homem do Lixo", de Laura Gonçalves, recebeu uma menção especial.
A longa-metragem, que conta uma obscura história rural a partir de acontecimentos reais ocorridos na Galiza, arrecadou nove prémios nesta edição.
O cineasta tornou-se uma referência do cinema de autor a nível europeu pela sua calma e liberdade, presentes na sua longa filmografia, assim como a exploração das características do ser humano, através das relações afetivas e sociais ou a história de Espanha, tendo até lutado contra a censura durante a ditadura de Franco.
O futuro deste Governo depende de saneamentos, de cumprimentos de promessas não realizadas, de exame de consciência e até de retirada de conclusões sobre eleições. Não esquecer que a Madeira vai a votos em outubro.
Não conta um assalto como 'La Casa de Papel', nem nos leva à escola, como 'Élite': Alma, com estreia esta sexta, lida com o sobrenatural.