Sábado – Pense por si

Carlos Torres

Euro 2024. O que é que os jogadores podem fazer nos intervalos da bola?

A ideia é que a seleção fique na Alemanha até à final, a 14 de julho - e, já agora, que saia de lá campeã da Europa. Se isso acontecer, haverá muito tempo livre depois dos treinos, dos jogos e das análises táticas aos adversários. Para que os jogadores não se aborreçam, nove figuras portuguesas ligadas à cultura e ao entretenimento aconselham coisas interessantes para fazer nos tempos livres.

2
João Carlos Barradas

Milan Kundera, europeu do grande mundo

Onze romances, uma peça de teatro e ensaios como o recém-publicado em Portugal "Um Ocidente Sequestrado" - no qual escreveu sobre a Rússia como negação radical do Ocidente - foi o legado deixado por Kundera.

Susana Lúcio

Corrigir os insultos em toda a literatura portuguesa

Palavras consideradas ofensivas surgem nas maiores obras literárias portuguesas. Deviam ser alteradas, a bem do politicamente correto? A SÁBADO falou com professores universitários, críticos literários e escritores.

3
João Pedro George

"Para limpeza da cidade", por João Pedro George

O que não sabia era que um texto que concilia o rigor factual com a clareza da exposição, cujo sentido está ao alcance de qualquer leitor medianamente inteligente, podia levar à maior das confusões.

Vanda Marques

A vida privada de D. Pedro IV, rei e imperador

Era hiperativo, sofria de epilepsia e caiu 36 vezes do cavalo. Colecionava amantes – com uma delas trocou mais de 200 cartas – e filhos ilegítimos, mas foi um marido romântico e pai dedicado. Como político, não era agarrado ao poder e escreveu contra a escravatura. Abdicou de dois tronos – o português e o brasileiro –, mas mudou a História para sempre.

Pedro Henrique Miranda

A SÁBADO é todos os dias. A agressão ao orgulho

Nesta manhã de quarta-feira, leia sobre os dados de violência doméstica e sexual contra a comunidade LGBT+, o caso inusitado de 40 milhões sem telemóvel, ou os sons do jazz europeu de volta a Lisboa.

Rita Bertrand

Jazz de volta ao Goethe

Festival no jardim do Instituto Alemão lisboeta decorre de 6 a 15 de julho, mostrando o melhor do som jazzístico da Europa

A Fada Verde

O génio é um ser à parte, infeliz e incapaz de lidar com o quotidiano estrangulador, cujo destino sobre a Terra é sofrer e viver numa solidão terrorífica, vítima expiatória de uma sociedade materialista.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30