
Incêndios: Bruxelas quer financiamento adequado e estratégia eficaz para responder a catástrofes
"Estas tragédias já não são anomalias, são a norma e assim serão no nosso futuro", alertou o comissário para a Gestão de Crises.
"Estas tragédias já não são anomalias, são a norma e assim serão no nosso futuro", alertou o comissário para a Gestão de Crises.
Com esta aprovação, podem ser concluídas as negociações entre o Conselho e o Parlamento Europeu.
António Costa recolhe informações sobre casos, resiste à pressão mediática e protege os mais próximos até à última. Serem arguidos é a grande linha vermelha.
De acordo com o responsável pela área da Gestão de Crises, "a União Europeia está disponível para fornecer mais assistência" a Portugal, se necessário.
"Até ao momento, e durante esta crise de saúde, não recebemos qualquer pedido de Portugal", revelou o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic.
Chistos Stylianides, comissário europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crises, relatou que a tragédia levou à criação do Sistema Europeu de Proteção Civil.
Mário Centeno foi eleito em Dezembro para a liderança do Eurogrupo, recebendo o "testemunho" de Jeroen Dijsselbloem, em 12 de Janeiro, estando prestes a completar 100 dias na liderança do fórum de ministros da zona euro.
O presidente da Comissão Europeia expressou esta manhã solidariedade com Portugal e Espanha e diz que não é aceitável que os aviões de ajuda demorem três dias a chegar quando há um incêndio.
A dívida portuguesa está a passar ao lado da crise na Grécia, com a "yield" das obrigações do Tesouro a 10 anos em queda há quatro sessões para 2,35%, muito perto do mínimo de sempre.