
Gigante do gás russo Gazprom enfrenta uma crise profunda
Em comparação, a Rússia exporta diariamente cerca de 50 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa através do TurkStream, contra quase 500 milhões de metros cúbicos em 2020.
Em comparação, a Rússia exporta diariamente cerca de 50 milhões de metros cúbicos de gás para a Europa através do TurkStream, contra quase 500 milhões de metros cúbicos em 2020.
"Vamos continuar a pressionar a Ucrânia para que se dê conta de que tem a obrigação de transportar gás", disse o primeiro-ministro eslovaco no parlamento nacional.
Veja-se o que a Administração Biden fez, nos últimos dias, para limitar o financiamento da indústria de guerra de Putin: impôs o maior pacote de sanções contra o setor energético da Rússia.
O contrato de fornecimento de gás era uma fonte de receitas multimilionárias para a Rússia, que permitia à empresa Gazprom exportar para a Áustria, a Hungria, a Eslováquia e a Moldova, mas também significava cerca de 700 milhões de dólares (cerca de 672 milhões de euros) por ano para a Ucrânia.
A presidente da Comissão Europeia disse que os 27 Estados-membros estão "preparados" para enfrentar a "chantagem" de Vladimir Putin e "prontos para o inverno" pois "os depósitos de gás em toda a UE estão cheios".
A Ucrânia tem insistido que estes avanços não visam a conquista permanente de território mas sim criar condições para forçar a Rússia a entrar em negociações "justas", após quase dois anos e meio depois da invasão por parte de Moscovo.
A Rússia vingou-se do Comité Olímpico que a baniu com uma campanha de ódio alavancada por uma fartura de idiotas úteis.
Para o caso de haver dúvidas sobre a importância de 2024, quero levá-los por uma espécie de cronologia que mostra que, nas últimas cinco décadas, os anos terminados em quatro trazem transformações ou acontecimentos relevantes.
Maior figura da oposição ao regime de Vladimir Putin, foi vítima de ataques e respondeu em tribunal por se insurgir. Morreu na prisão, mas não em silêncio
O político tem conseguido captar as atenções por ser o único candidato que se manifestou contra a guerra na Ucrânia e contra o atual governo.
Boris Nadezhdin é o único a usar a campanha para criticar a guerra na Ucrânia e problemas sociais.
Líder russo vai encontrar-se com Xi Jinping para trocar pontos de vista sobre as relações bilaterais, que "estão a crescer".
O Grupo Wagner é o maior exército privado russo, mas não é o único: há pelo menos mais uma dúzia de froças paramilitares, do Patriot ao Potok da Gazprom, passando pelo Convoy. Vladimir Putin, que incentivou o modelo, quer agora mais controlo sobre os mercenários.
O grupo Wagner decidiu ocupar a cidade de Rostov, no sul da Rússia, e anunciou estar contra as chefias militares. Putin falou ao país, sem referir o nome do líder do grupo de mercenários, para falar em "facada nas costas" e prometer a reposição da normalidade. O jornalista João Carlos Barradas faz uma análise do impacto que este motim armado pode ter para a liderança de Vladimir Putin.
As explosões subaquáticas verificadas em setembro de 2022 permanecem sem explicação. Investigador sueco acredita que o responsável é um "ator estatal".
Voltar ao passeio diário, pedir cigarros, acolher cães: os pequenos gestos de quem sobrevive no medo. E evita dizer a palavra morte mesmo quando as bombas caem perto.