Sábado – Pense por si

Dar ao paciente um assento à mesa da saúde

Sob a moderação de Sofia Couto da Rocha, membro do Conselho Nacional para as Tecnologias de Informática na Saúde da Ordem dos Médicos, foi dada voz aos utentes, profissionais de saúde e à indústria.

Tecnologia e digitalização da saúde estão a redefinir a prestação dos cuidados de saúde

"A tecnologia na humanização do cuidado – O paciente no centro da saúde” foi o tema em foco da II Conferência Portugal Health Summit, uma iniciativa do Jornal de Negócios, Revista Sábado e Lusíadas Saúde, à qual se associou a Siemens Healthineers. Num intenso debate, que decorreu esta quarta-feira, 10 de janeiro, no Pestana Palace Hotel Lisboa, doentes, profissionais de saúde e especialistas em saúde digital evidenciaram de forma inequívoca que “os avanços tecnológicos estão a moldar a prestação de cuidados”, inaugurando “uma nova era da experiência do paciente”.

Alerta para o ‘big five’ da saúde digestiva

Guilherme Macedo sublinhou que é preciso promover a saúde digestiva em Portugal, país onde morrem, por ano, 10 mil pessoas por cancros digestivos (30 portugueses por dia) e “no qual morre uma equipa de futebol por dia só de cancro do cólon e reto”.

Uma medicina humanizada é ingrediente para o sucesso

A literacia na saúde pode ser um dos game changers para uma melhor saúde dos portugueses, mas há muitas variáveis. No debate moderado pela jornalista Helena Garrido, falou-se da prevenção e da importância de ter uma linguagem médica mais acessível.

saude, tecnologia, inovação

Um futuro com saúde para todos

É a primeira conferência da jornada de reflexão sobre o futuro da saúde iniciada pelo Portugal Health Summit, uma iniciativa do Jornal de Negócios, Revista Sábado e Lusíadas Saúde, à qual se associa a Fujifilm, para discutir o tema “Um Futuro com Saúde para Todos”. No próximo dia 6 de junho, a Porto Business School será o palco para alguns dos principais atores nesta área.

Susana Lúcio

Suplementos. Quando um chá pode provocar a morte

Ninguém sabe ao certo quantas pessoas sofreram lesões no fígado provocadas por produtos que pensavam serem inofensivos, vendidos em farmácias e supermercados. A maioria não tem sintomas, outras têm de ser sujeitas a um transplante.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30