
Como os animais enganam e mentem
No zoo dos aldrabões há patos que se fazem feridos, lagartas falsamente mortas e borboletas disfarçadas de folhas. Os machos primatas e os peixes iludem as fêmeas.
No zoo dos aldrabões há patos que se fazem feridos, lagartas falsamente mortas e borboletas disfarçadas de folhas. Os machos primatas e os peixes iludem as fêmeas.
Os elefantes fêmeas deixaram de ter presas numa resposta evolutiva à caça furtiva, motivada pela venda do marfim. Mas os machos não se adaptaram.
Salvar animais em risco é uma missão de todos. Até de hotéis como o luxuoso Burj Al Arab do Dubai que tem um programa de salvamento e reabilitação de tartarugas-de-pente doentes. Esta é uma espécie em risco, que se estima existam apenas 8.000 fêmeas no mundo. O programa já salvou mais de 2.000 tartarugas desde a sua criação em 2004.
Em causa, está um lote de ovinos registados, "por erro do detentor", como machos, mas continha algumas fêmeas.
Estudos procuram perceber melhor a população da espécie no país. Poucas fêmeas foram captadas nas imagens, o que pode significar que estão grávidas e a protegerem-se.
O programa desenvolveu um processo para inocular fêmeas de mosquitos com uma bactéria naturalmente presente em "60% dos insetos do mundo" destinada a "eliminar a transmissão de vírus aos humanos".
Um vídeo publicado na rede social Facebook revelou mais um passeio de uma família de cinco javalis - duas fêmeas e três crias - que costuma percorrer as praias entre Alpertuche e o Portinho da Arrábida, em Setúbal. As imagens foram capturadas esta segunda-feira.
Sete óvulos foram fertilizados artificialmente das últimas duas fêmeas de rinoceronte branco no mundo, revivendo a esperança de salvar os animais em vias de extinção.
Um projecto cientifico internacional trata de recuperar uma espécie em vias de extinção através da inseminação artificial. Já só existem dois rinocerontes fêmeas e esperma congelado dos últimos machos.
Um guarda-florestal de um parque nacional do Congo fotografou dois gorilas fêmeas a imitarem a sua pose numa selfie, que rapidamente se tornou viral.
Investigadores da Universidade do Porto concluíram que estratégia de acasalamento animal pode não ser procurar o melhor parceiro, mas sim evitar o pior.
Um estudo científico inglês observou que baratas-besouro fêmeas desenvolveram métodos para lidar com o assédio de machos.
Só restam duas fêmeas, Najin e a filha Fatu, que vivem sob vigilância constante.
Animal de 45 anos foi abatido por estar muito doente. Só restam vivas duas fêmeas.
Causa mais provável para o crescimento de jubas nas fêmeas é a elevada produção de testosterona.
Portugal espera seis fémeas e três machos.