
Municípios vão receber 57 milhões da UE para compensar despesas com a pandemia
Ao Fundo de Solidariedade da União Europeia concorreram 237 municípios a título individual e 32 integrados em sete comunidades intermunicipais.
Ao Fundo de Solidariedade da União Europeia concorreram 237 municípios a título individual e 32 integrados em sete comunidades intermunicipais.
Além de Portugal, também a Alemanha, Irlanda, Grécia, Espanha, Croácia e Hungria recorreram ao Fundo de Solidariedade Europeu pelas mesmas razões, tendo o PE aprovado todos os pedidos, alocando, no total, 132,7 milhões de euros aos sete países.
Trinta e três municípios da região Centro e cinco da região Norte beneficiaram diretamente do apoio do Fundo de Solidariedade da União Europeia.
"Oleiros está a levar a cabo intervenções nas estradas municipais afetadas pelos incêndios de 2017, que, devido à sua magnitude, danificaram as estradas de acesso", revela a autarquia.
Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria considerou que o Governo discriminou o concelho de Mação na atribuição do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE).
O Governo prevê um investimento total de mais de 36 milhões de euros em projetos para a gestão de combustível florestal, inclusive na recuperação das áreas afetadas pelo furacão Leslie.
Autarquia só pode, neste momento, recorrer a um apoio que cobre apenas 60% dos prejuízos.
As regras do Fundo de Solidariedade da União Europeia têm como objectivo ajudar o Estado a pagar parte das suas despesas com os incêndios de 2017 e excluem compensação de perdas de privadas, garante o Governo.
Portugal já recebeu 83,7 milhões de euros ao abrigo do Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE) desde 2002. Itália foi o país que mais recebeu devido a sismos
Com os fogos de outubro, o Governo pensa "vir a atingir e ultrapassar o limiar mínimo para se atingir o conceito de 'major disaster' [grande catástrofe]".
Apoio à reconstrução de infraestruturas após os fogos do Verão no Funchal.
O Parlamento Europeu aprovou hoje, com 681 votos a favor, uma ajuda financeira no valor de 3,9 milhões de euros para a Madeira, na sequência dos incêndios florestais que assolaram a ilha no verão passado.
A Comissão Europeia propôs esta terça-feira atribuir perto de quatro milhões de euros ao Governo autónomo da Madeira para apoiar a região com os gastos decorrentes das medidas de emergência adoptadas na sequência dos incêndios que afectaram a ilha durante o passado mês de Agosto.