Sábado – Pense por si

João Amaral Santos

Tojó, o parricida de Ílhavo

Na madrugada de 12 de agosto de 1999, Tojó, de 23 anos, reuniu os pais na cozinha e matou-os à facada. Diria, mais tarde, que a ideia do crime tinha sido da mulher, mas só ele foi condenado.

Ana Taborda

Os condes donos do Martim Moniz

A 12ª Condessa deixou uma fortuna que, só no Alentejo, tinha mais de 50 propriedades. Ainda hoje se disputa a propriedade de um antigo cinema lisboeta, que, entre os herdeiros, tem vários Câmara Pereira e um nobre desaparecido.

Vanda Marques

Bill Gates: de criança problemática a génio da programação

Nasceu numa família rica, a sentir-se sempre diferente dos outros. Ia enlouquecendo os pais, com a sua rebeldia e espírito contestatário. Diz que hoje teria sido diagnosticado com autismo. Passou uma noite na prisão e centenas de horas a programar. Conheça a autobiografia do fundador do Microsoft.

Rita Rato Nunes

Os símbolos da liberdade

Não é só (mas também) com cravos que se ilustra Abril de 1974. Ficou retratado em cartazes, canecas, caixas de fósforos, jogos, autocolantes, diários e jornais.

25 de Abril, 50 anos, 25 ícones

A história do 25 de Abril de 1974 também se pode contar através de ícones: da incontornável G3 ao megafone, passando pelo "V" da Vitória. Há escolhas óbvias. Outras nem tanto.

Raquel Lito

Hotéis por conta deles

O Presidente da China reservou o Ritz por inteiro, Madonna tentou o mesmo com o hotel boutique Verride e o ator Eugene Levy conseguiu – por uma semana.

Tintim em Portugal

Em África, quando ouvíamos falar da metrópole, as crianças imaginavam uma terra moderníssima, com discos voadores e prédios onde era tudo automático. Essa foi a primeira desilusão. A segunda foi ver brancos a pedir esmola na rua, coisa inimaginável nas colónias.

A barba

Cada barba tem a sua própria história. Quadradas, redondas, ovais ou rectangulares, rentes, cheias ou compridas, são sempre um indicador das aspirações e pretensões do seu proprietário, da sua maneira de ver o mundo.

Miriam Assor

Operação Entebbe: como Israel libertou reféns judeus no Uganda

Completam-se hoje 45 anos da Operação militar Entebbe; a missão de resgate mais complexa de todos os tempos, realizada pela especial unidade do IDF, Sayeret Matkal, que conseguiu libertar judeus e israelitas judeus, reféns nas mãos de terroristas, no Uganda, liderado pelo louco assassino Idi Amin Dada.

Ai! Que preguiça!...

A preguiça é a força que mais depressa torna as coisas obsoletas, pois foi com ela em mente que todas as invenções, das mais simples às mais complexas, mudaram as anteriores.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana