Sábado – Pense por si

BBVA prevê abrandamento da economia no terceiro trimestre

Depois de no segundo trimestre a economia ter tido um desempenho superior ao esperado (cresceu 0,6%), o ritmo de crescimento deverá agora abrandar para os 0,3%, prevê o BBVA. Isto devido ao "enfraquecimento do sector externo", mas também ao abrandamento do turismo e do consumo.

Portugueses compram mais carros e puxam pelo consumo

O consumo das famílias portuguesas acelerou no terceiro trimestre deste ano, avançando 2,6% face ao mesmo período do ano passado. O Instituto Nacional de Estatística (INE) explica que isso se deveu a um reforço da compra de automóveis.

Economia terá abrandado no terceiro trimestre

Como se comportou a economia no terceiro trimestre do ano? O INE vai revelar esta terça-feira os dados referentes ao PIB. Os economistas apontam para um crescimento de 2,6%, um abrandamento face aos dois primeiros trimestres deste ano.

ISEG admite que economia cresça perto de 3% este ano

A ligeira desaceleração da procura interna no terceiro trimestre deverá ter sido compensada por um contributo mais positivo da procura externa líquida, levando o ISEG a estimar um crescimento mais próximo de 3% no total de 2017, entre as perspectivas mais optimistas.

Como seria o mundo sem estatísticas?

Sexta-feira foi o Dia Europeu da Estatística. O Negócios perguntou à presidente do INE e à directora da Pordata como seria viver numa sociedade sem acesso a informação sobre nós e sobre o nosso mundo.

CFP considera provável o cenário macroeconómico da proposta do OE2018

O cenário macroeconómico subjacente à proposta do OE para 2018 apresenta uma perspectiva para a dinâmica da economia portuguesa alinhada com as expectativas das principais instituições, incluindo as do Conselho das Finanças Públicas, que indica que as previsões do Ministério das Finanças se enquadram num cenário provável.

Investimento acelera e renova máximos de duas décadas

O investimento - medido em formação bruta de capital fixo - aumentou mais de 10% no segundo trimestre do ano. Depois de já ter avançado 9,6% nos três meses anteriores, este indicador renova máximos de quase duas décadas e é um dos principais motores do crescimento.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.