Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

Ex-autarcas do PSD “assaltam” gestão dos hospitais

Das nove direções de Unidades Locais de Saúde nomeadas por este Executivo, mais de metade são formadas por antigos vereadores, deputados municipais e militantes. Governo não justifica escolha.

Raquel Lito

Como as câmaras atraem os médicos para a província

Casas mais baratas, deslocações pagas e apoios nas contas da água. As autarquias em zonas remotas e envelhecidas fazem tudo para segurar estes profissionais de saúde. Os utentes ganham anos de vida – e os clínicos também.

Maria Henrique Espada

O ex-assessor do PS que faturou 310 mil euros em ano e meio

Ricardo Pires fez carreira nos gabinetes do PS, do Largo do Rato ao parlamento, passando pelo Parlamento Europeu. Em 2020 criou uma empresa unipessoal, que agora acumula ajuste direto atrás de ajuste direto com juntas de freguesia (e não só) socialistas. Até faturou 13.500 euros em rebuçados.

Diogo Camilo

Os outros vencedores (e derrotados) das Autárquicas

Lisboa foi um de dois concelhos a serem decididos por menos de 1%, mas Lajes de Flores, nos Açores, viu o seu presidente ser eleito por uma diferença de apenas 18 votos. Em Bragança, Madeira e Açores, todos os concelhos foram ganhos com maioria absoluta.

Diogo Camilo

Autárquicas 2021. Quantas e que câmaras mudaram de mãos?

Desde 2013, ano em que entrou em vigor a limitação de mandatos, que não havia tantas mexidas em câmaras municipais: 73. Évora foi o distrito com mais mudanças, Porto, Setúbal e Castelo Branco só tiveram uma. Veja o mapa com todas as autarquias que mudaram de poder.

A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)