
Áustria vence a Eurovisão. Os NAPA ficaram em 21º lugar
A final do 69.º Festival Eurovisão da Canção foi disputada por 26 países este sábado em Basileia, na Suíça.
A final do 69.º Festival Eurovisão da Canção foi disputada por 26 países este sábado em Basileia, na Suíça.
A primeira semifinal do Festival Eurovisão da Canção 2025 aconteceu esta terça-feira à noite em Basileia e os portugueses NAPA apuraram-se para a final.
O vencedor do 68.º Festival Eurovisão da Canção será escolhido de entre 12 temas e intérpretes. Escolha do grande vencedor da Eurovisão vai acontecer na Suíça.
Portugal, que esteve representado por Iolanda, com a canção "Grito", ficou em 10.º lugar.
A final do 68.º Festival Eurovisão da Canção é disputada est sábado em Malmö, na Suécia, com a Croácia, Israel e Suíça como favoritas à vitória de uma edição marcada pelo conflito israelo-palestiniano.
Israel juntou-se assim aos 26 países, incluindo Portugal, que vão competir no sábado para suceder à Suécia como vencedora desta competição, que foi seguida em 2023 por 162 milhões de telespetadores.
Além de "Grito", foram também escolhidos para passar à final os temas da Sérvia, Eslovénia, Ucrânia, Lituânia, Finlândia, Chipre, Croácia, Irlanda e Luxemburgo.
Em 2.º lugar ficou a Finlândia (536 pontos), com o tema "Cha Cha Cha", interpretado por Käärijä, à frente de Israel (362 pontos), com Noa Kirel, que levou o tema "Unicorn".
Produtora do Festival Eurovisão da Canção não acedeu ao pedido da Ucrânia. Como justificação diz ser contra "manifestações políticas".
Mimicat é a representante de Portugal no concurso europeu de música e estará na final que é transmitida no sábado, dia 13.
Na votação do júri regional, houve um empate entre as canções de Mimicat e de Edmundo Inácio, mas na votação do público, os 12 pontos foram para a canção Ai Coração.
Depois de comentar 14 edições do Festival Eurovisão da Canção, o apresentador ucraniano Timur Miroshnychenko, este ano, fez a cobertura em direto de um refúgio enquanto o país continua a ser bombardeado por militares russos.
"Saudade Saudade", escrita e interpretada por Maro, foi a mais votada tanto pelo júri regional como pelo público, recebendo 12 pontos de cada.
"O Festival Eurovisão da Canção é um evento cultural não-político. No entanto, a EBU está preocupada com o que se passa na Ucrânia e continuará a acompanhar de perto a situação", refere a União Europeia de Radiodifusão (EBU), numa declaração enviada à emissora de rádio pública norte-americana NPR.
Quantas mulheres já representaram o País no Festival Eurovisão da Canção? E quantos homens? Qual o lugar em que ficámos mais vezes? Conheça os números que contam a história da participação portuguesa no festival.
Depois de um ano de paragem, devido à pandemia da covid-19, o concurso regressa com a 65.ª edição.