
Mulheres de jihadistas a caminho de Portugal
O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.
O MNE está a coordenar um grupo restrito que, em segredo, está a estudar o repatriamento de quatro mulheres e oito crianças dos terroristas portugueses do Estado Islâmico.
Rómulo Costa viu a sua pena passar de nove para dez anos e Cassimo Turé manteve a pena de oito anos. Advogado vai apresentar recurso junto do Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
Rómulo Costa e Cassimo Turé foram condenados a 9 e 8 anos e meio de prisão. Juízes quiseram dar um “sinal de segurança" e de "confiança” no modo de vida ocidental
As mulheres alvo são Zara Iqbal, casada com Sadjo Turé, Reema Iqbar, mulher de Celso Costa, Fatuma Majengo, cônjuge de Edgar Costa e Mayibongwe Sibandam, casada com Sandro Marques.
Estão em causa crimes de adesão, recrutamento e financiamento do Estado Islâmico.
Em entrevista à agência curda ANF, Nero Saraiva, preso na Síria, relata o seu percurso mas não entra em detalhes sobre o que fez no Estado Islâmico nem se quer voltar a Portugal.
As autoridades estavam em alerta desde que receberam informações de que Nero Saraiva poderia ter sobrevivido ao colapso do Estado Islâmico. O mais importante jihadista nacional está agora detido na Síria.
Rómulo Costa, irmão de Celso e Edgar Costa foi detido em Portugal vindo do Reino Unido. É suspeito de ajudar os familiares a viajar para a Síria
Quando um navio afunda, salvam-se as mulheres e as crianças primeiro. No caso das famílias dos jihadistas do autoproclamado Estado Islâmico, vamos tirar as mulheres da equação
As autoridades identificaram oito raparigas que viajaram para a Síria com os portugueses do Estado Islâmico. Algumas levaram as crianças nascidas em Portugal, no Reino Unido e na Tanzânia – ao todo estão sinalizadas 15 menores. Sem contar com as luso-descendentes e os seus filhos.