
José Luís Carneiro e o processo de pacificação do PS
O novo secretário-geral convidou para a sua direção os ex-ministros Cordeiro, Medina e Vieira da Silva. Rejeitaram, mas vão ser integrados de outras formas. Eis a estratégia interna.
O novo secretário-geral convidou para a sua direção os ex-ministros Cordeiro, Medina e Vieira da Silva. Rejeitaram, mas vão ser integrados de outras formas. Eis a estratégia interna.
Os militantes do PS votam em 15 das 21 federações do partido e, no sábado, vão às urnas os socialistas das restantes seis distritais, Açores, Algarve, Braga, Coimbra, Porto e Viseu.
O Governo de Mitsotakis foi acusado de uma gestão desastrosa do acidente que chocou todo o país, apesar de o primeiro-ministro ter garantido que "nunca houve uma ordem para ocultar" responsabilidades políticas.
Além de Bolsonaro, entre os arguidos estão militares de alta patente e ex-ministros do seu Governo (2019-2022), considerados homens de confiança do ex-presidente.
O debate sobre a imigração não precisa da demagogia habitual dos extremos à direita e à esquerda, mas da moderação de quem percebe que a Europa não resiste sem políticas públicas credíveis e humanistas. Pedro Nuno Santos parece ter percebido.
Lacerda Sales foi a primeira pessoa a ser ouvida na comissão de inquérito que arrancou em maio. Deverá também ser a última a ser ouvida.
António Couto dos Santos, encontrado ontem morto num campo de golfe, foi uma das figuras centrais do cavaquismo nos anos 90, tendo funções governativas durante oito anos.
Para o líder, o PS tem uma "diversidade grande de nomes que podem ser candidatos a Presidente da República" e todos estes, na sua opinião, seriam "muito melhores do que Luís Marques Mendes para Presidente da República".
Dezenas de dirigentes e militantes socialistas ainda lideram setores-chave da Administração Pública. Quando exonera, Governo gere calendário das comissões de serviço para não pagar indemnizações.
O Grupo Parlamentar da IL requereu a audição do ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, na semana passada. Na sequência do requerimento da IL, o líder do Chega pediu para acrescentar o nome da ex-ministra da Justiça.
O advogado invocou no início o estatuto da Ordem dos Advogados, dizendo ser obrigado ao sigilo profissional. Não quis depor.
O presidente da ANA está hoje a ser ouvido na Comissão de Economia, Obras Públicas e Habitação por requerimento do PCP a propósito da privatização da ANA e da sua gestão nos últimos 10 anos.
Sócrates tem a nata do seu lado a disparar contra o poder legal e constitucional de investigar o poder político. Mas, sobretudo, também ganhou a cumplicidade de quem não exige sequer saber porque é que passados dez anos ainda não foi julgado.
Ajudou a escrever o primeiro programa de Governo de Cavaco Silva, mandaram-no ficar mais quieto no parlamento. E quando os ilustres do PSD fugiram de uma eleição perdida, em Lisboa, Cavaco chamou-o: “Você vai concorrer. Ninguém lhe exige que ganhe".
Os ex-presidentes do parlamento Augusto Santos Silva, Ferro Rodrigues e Mota Amaral e o ex-governador do Banco de Portugal Vitor Constâncio e a juíza-conselheira Teresa Pizarro Beleza são alguns dos subscritores.
André Ventura disse que estão a ser feitos contactos com o Grupo Parlamentar do PSD sobre este tema e acrescentou que ainda não tem uma "informação definitiva" sobre se os sociais-democratas pretendem ou não viabilizar esta proposta.