
BCE faz pausa e deixa juros de referência nos 2%
A autoridade monetária liderada por Christine Lagarde decidiu manter as taxas diretoras no nível em que as colocou no mês passado.
A autoridade monetária liderada por Christine Lagarde decidiu manter as taxas diretoras no nível em que as colocou no mês passado.
A diminuição da taxa de juro de referência na Zona Euro era já antecipada pelos mercados dado que a inflação aliviou para 2,4% em fevereiro.
Os governadores decidiram esta quinta-feira cumprir a expectativa dos mercados. Sobre o futuro, reafirmam que vão seguir uma "abordagem dependente dos dados" e reunião a reunião para decidir novas mexidas.
O ministro das Finanças pedirá na comissão de vencimentos do Banco de Portugal um estudo comparativo da remuneração no topo do banco com a de outros bancos centrais do Eurosistema. Salário anual do governador Mário Centeno está a meio da tabela em termos absolutos, mas é o terceiro mais alto face ao salário médio do seu país.
A posição, que não tem regras públicas, só é para diretores e administradores que são quadros da casa - serve para proteger o estatuto interno e o salário quando saem do cargo ou regressam ao banco. O trabalho que fazem os atuais seis consultores? Depende da administração.
O despacho tem data de 12 de dezembro e produz efeitos a partir desse dia, sendo, assim, anterior à polémica em torno do salário de Helder Rosalino, que acabou por se mostrar indisponível para assumir o cargo de secretário-geral.
Ex-administrador do Banco de Portugal tinha sido nomeado por Luís Montenegro.
Muito se diz, mas será verdade? Descobre os maiores mitos sobre o blockchain e criptomoedas
O BCE decidiu cortar as taxas de juro em 25 pontos base, pela segunda vez, depois de um ciclo de aperto monetário que durava desde o verão de 2022. A deliberação tomada esta quinta-feira pelos governadores já era esperada pelo mercado.
Esta suspensão, depois de em junho ter sido deliberado o primeiro corte desde 2019, não foi uma surpresa para o mercado, que já antecipava que não houvesse mexidas. O banco central alerta que é "provável que a inflação global permaneça acima do objetivo ainda durante grande parte do próximo ano".
Ainda não foi desta que o BCE decidiu começar a cortar os juros, tendo assim mantido a taxa de depósitos no máximo de sempre de 4%, a aplicável às operações principais de refinanciamento em 4,5% e a de cedência de liquidez em 4,75%.
Nas previsões divulgadas agora, o Banco Central Europeu (BCE) estima que a economia cresça 0,9% e que os preços subam 5,4% este ano. Estimativas são piores do que as de março.
O conselho do BCE encontrou-se esta quinta-feira para decidir o futuro da política monetária da região. Para tentar travar a escalada da inflação, colocou a principal taxa em 2%.
"Na reunião de março, realizará uma análise abrangente das perspetivas económicas. Isto inclui desenvolvimentos recentes na área geopolítica", de acordo com o porta-voz do BCE.
Entidade recomenda que seja incorporado no reporte financeiro público informação completa sobre "o impacto dos apoios às empresas e às famílias sob a forma de garantias públicas, injeções de capital, empréstimos, aquisições de ativos ou assunções de dívida".
O antigo presidente da Comissão Europeia garantiu à comissão de inquérito do Novo Banco que não se reuniu com o ex-primeiro-ministro sobre o grupo bancário, considerando que não tinha de tomar "diligências".