
Fernando Medina não foi à reunião do Eurogrupo
Foi o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, que viajou para Bruxelas.
Foi o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, que viajou para Bruxelas.
o secretário de Estado das Finanças, João Nuno Mendes, adiantou que "existe um conjunto significativo de investidores que estão interessados" e enunciou alguns dos critérios que integram o caderno de encargos, nomeadamente o preço por ação, a credibilidade do projeto ou o reforço da capacidade económico-financeira da empresa.
Secretário de Estado das Finanças alertou que a anulação da transferência de 476 milhões de euros para o Novo Banco causa "uma situação de total incerteza jurídica" com riscos para a solvabilidade da instituição.
"Se a perceção é sobre pressão, é um problema de perceção seguramente, porque aquilo que houve foi uma discussão como houve há dois anos. Exatamente igual", asseverou o secretário de Estado das Finanças.
O secretário de Estado das Finanças estimou esta segunda-feira que a previsão de um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 2,2% este ano continua a ser "realista", indicando, contudo, que o Governo está a acompanhar a evolução da situação económica.
O secretário de Estado das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, disse esta segunda-feira que Portugal não deverá apresentar um candidato para suceder ao alemão Peter Praet na Comissão Executiva do Banco Central Europeu (BCE).
O antigo ministro Bagão Félix reconhece que o actual estado das finanças públicas é "bastante satisfatório" e elogia Mário Centeno pela sua "sagacidade, capacidade e seriedade", admitindo ter um "sentimento misto" acerca das cativações.
O secretário de Estado das Finanças espera que haja acordo para uma saída ordenada do Reino Unido da UE, mas admitiu que o risco de "não acordo" existe, pelo que o Governo está a preparar-se.
O secretário de Estado das Finanças disse hoje, em Bruxelas, esperar que haja acordo para uma saída ordenada do Reino Unido da UE, mas admitiu que o risco de "não acordo" existe, pelo que o Governo está a preparar-se.
O secretário de Estado das Finanças disse hoje que os bancos devem ter cautela na concessão de crédito, especialmente ao consumo.
O Governo não revela de quantos bancos o Estado pode ser accionista devido a impostos diferidos. O Novo Banco e o Haitong são os bancos já identificados pelo Negócios. Mas o ministro e o secretário de Estado das Finanças não elencaram que outras instituições são visadas. Mas diz que os possíveis pedidos de reembolso de créditos fiscais são de "milhares de milhões".
A Moody's enaltece os esforços de gestão da dívida pública feitos por Portugal, mas o seu valor total continua "muito elevado" e deixa o país mais exposto a mudanças no sentimento dos investidores.
Com o pagamento de 800 milhões de euros hoje ao FMI, o Estado português conclui o pagamento antecipado referente à segunda autorização do pagamento do empréstimo. Costa e Centeno congratulam-se com poupança de 400 milhões em juros.
O governo vai avançar com mais um pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional até ao final de 2017, anunciou hoje o secretário de Estado das Finanças.
O PS apresentou à última hora uma proposta de tratamento fiscal das imparidades que, também à última hora, caiu. O Governo vai avançar com uma nova proposta.
Mourinho Félix também não esclareceu se houve pressão por parte das empresas energéticas para que proposta do BE não avançasse.