Sábado – Pense por si

Susana Lúcio

Esta banana pode acabar?

Um norte-americano procura variedades selvagens pelos países do Pacífico. Uma de 500 espécies poderá substituir a que conhece.

Admirável Mundo Verde

Das cinzas às cinzas (I)

A ocupação massiva do território nacional com eucaliptal deve preocupar-nos porque se trata de uma árvore altamente inflamável, que seca os solos e os lençóis de água e não se integra facilmente nos nossos sistemas agro-silvo-pastoris, dada a sua relação com outras espécies, não só de flora mas também de fauna.

Raquel Lito

O Indiana Jones da Botânica

Carlos Magdalena aventura-se em penhascos e águas com crocodilos para resgatar espécies. É um autodidata que salva plantas da extinção: até David Attenborough chama-o de "Messias".

Lucília Galha

Sardinha, ela pode desaparecer do prato

As alterações climáticas podem introduzir mudanças na nossa dieta. Razão: com o aumento da temperatura do mar, espécies como a sardinha e a cavala tendem a migrar para águas mais frias.

Raquel Lito

Peixes estão a ficar mais pequenos (e é mau sinal)

Os maiores desaparecem e o ecossistema marinho ajusta-se às mudanças, conclui um estudo global publicado na revista Science. Portugal está representado na análise: uma cientista explica à SÁBADO a urgência da proteção das espécies e o impacto à mesa.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)