Sábado – Pense por si

Especialização: um caminho sem retorno

A especialização é praticamente obrigatória. O profissional especializado é aquele capaz de oferecer soluções mais eficazes, acompanhar as constantes alterações legislativas e responder com maior segurança aos problemas que a sociedade lhe coloca.

A reforma judiciária- 10 anos passados

A reforma do mapa judiciário português, implementada há uma década, trouxe avanços significativos na modernização e eficiência do sistema de justiça. A especialização e a nova estrutura de gestão emergiram como pontos positivos cruciais. No entanto, persistem desafios importantes.

Lucília Galha

Médico sem especialidade assume: "Não estou apto a ser médico de família"

Gabriel Santos Ferreira, 30 anos, exerce medicina há dois anos sem qualquer especialização. Apesar de estar a dar consultas num centro de saúde, não considera que tenha as competências necessárias para fazer o seguimento de uma lista de doentes. Afirma que mesmo que o Governo lhe propusesse essa possibilidade, não aceitaria.

Hospital de Santarém com 60 novos médicos internos

Dos 60 clínicos, 15 escolheram já a área de especialização, sendo que sete vão fazer internato na medicina interna, dois em pediatria e os restantes em anatomia patológica, cardiologia, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, patologia clínica e psiquiatria.

Preparados para resolver problemas práticos

O INDEG-ISCTE forma executivos para a aquisição das competências necessárias para responderem aos desafios que se colocam à gestão das organizações. Pós-graduações começam em Janeiro.

Um graduado que cumpre qualquer solicitação

Estudante com um grau universitário da Escola de Direito do Porto da Católica tem competências para dar resposta aos desafios da sua área. As duas licenciaturas da escola são exigentes, abrangentes e adequadas aos desafios do mercado de trabalho.

Ambiente académico estimulante

Alunos da Universidade Portucalense têm forte proximidade com os docentes. Saem da escola com soft skills para trabalhar em equipa, lidar com o stress, liderar e comunicar.

Centeno cativa 21 milhões a regulador dos seguros este ano

As cativações ao orçamento da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, e aos fundos por si geridos, subiram 1 milhão de euros, ou 5%, em 2018. José Almaça admite perda de pessoal especializado, com "elevado prejuízo" para a entidade.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente