
Sudão: bem-vindos à guerra esquecida
Rivalidades étnicas e tribais já provocaram 150 mil mortos e tornaram “normal” a violação massiva de mulheres, a escravidão sexual e as mutilações.
Rivalidades étnicas e tribais já provocaram 150 mil mortos e tornaram “normal” a violação massiva de mulheres, a escravidão sexual e as mutilações.
Presos aos clubes pela "lei de opção", os futebolistas não saíam de Portugal. Nos últimos 50 anos, tudo se alterou, dos salários às transferências - em 2023, 277 jogadores mudaram-se para o estrangeiro. E com o aumento de praticantes em todas as modalidades (em especial no feminino), os sucessos chegaram, como provam os cinco ouros olímpicos.
Homem foi detido por alegadamente ter obrigado dois indivíduos a trabalhar durante 11 anos seguidos sem nunca lhes terem pago e a viver em condições precárias de alojamento e higiene. Acabou absolvido.
O esquema já teria vários anos e passava pelo recrutamento de pessoas fragilizadas, maioritariamente com carências económicas e vítimas de exclusão social, que seriam empregadas em postos bem remunerados em explorações agrícolas.
Três romances de excelência – uma tragédia rural com incesto, um retrato da Belle Epoque, um relato sobre escravidão sexual – juntam-se a dois ensaios e a um registo autobiográfico.
Um ministro desnorteado, João Galamba a assumir-se como secretário de Estado da biomassa animal, um bastonário mais preocupado com a propriedade privada do que com a escravidão, grandes devedores a gozarem com o pagode. Isto cheira a...
O português, Julio, era funcionário de um agricultor de Auvinyà, para quem trabalhava há mais de uma década, 84 horas por semana.
"Foi uma experiência muito difícil estudar a escravidão porque é uma tragédia humanitária muito grande", diz o jornalista e escritor Laurentino Gomes.
O Museu Mineiro, em Gondomar, conta com nove mil cadastros, três mil fotografias e milhares de documentos sobre os homens e as mulheres que trabalharam no complexo mineiro.
"O índio preferia morrer do que cavar minas, do que plantar para os portugueses", afirmou o procurador a alunos universitários no Pará.
O padre Joaquim Milheiro Valente, de 87 anos, e três religiosas da Fraternidade Missionária Cristo Jovem, de Requião, Vila Nova de Famalicão, com mais de 70 anos, vão ser julgados por nove crimes de escravidão.
Ministério Público acusa padre e três freiras de agredir, humilhar e subjugar à sua vontade jovens mulheres que eram acolhidas em instituição.
Nadia Murad, com 25 anos, sobreviveu à tortura e escravidão sexual pelo Estado Islâmico e é hoje uma porta-voz do seu povo, os yazidis iraquianos, tendo-lhe sido atribuído o Nobel da Paz.
Abordando temas como escravidão, crise ecológica ou racismo, as obras destacam-se pela visão negativa do mundo. Grande novidade é haver poesia na short list
Em Portugal cada cidadão tem um sócio silencioso. Chama-se Estado. É um sócio intrusivo. Um sócio que nos leva metade da nossa vida e a cada ano que passa leva mais uns dias.
Ao TMZ, o rapper fez um monólogo sobre a escravatura e elogiou o presidente Trump. "Escravatura está para os negros como o Holocausto para os judeus."