Sábado – Pense por si

Talvez crónica

Isto é só a minha opinião

Valoriza-se em demasia a frontalidade crua e bruta, e desvalorizam-se em igual medida os efeitos benéficos de fazer cerimónia. Fazer cerimónia é um bem precioso, que ajuda a evitar muitos amargos de boca. Acontece que a diferença entre ser-se frontal em tudo o que nos passa pela cabeça e ser-se uma besta é muito curta.

Filipa Vaz Teixeira

10 anos depois, a cultura continua em expansão no Porto

A iniciativa que nasceu em 2014, para tirar a cultura do centro da cidade, comemora este ano o seu décimo aniversário. Serão mais de 50 espetáculos, que abraçam várias disciplinas, e que têm entrada gratuita.

3
Filipa Vaz Teixeira

Circos há muitos – e estão na Estufa

O Teatro do Campo Alegre, no Porto, recebe este fim de semana a mostra Estufa, idealizada pelo grupo Erva Daninha para dar palco a novas abordagens das artes circenses.

Débora Calheiros com Ana Bela Ferreira

Maior planta do mundo foi encontrada na Austrália

Investigadores australianos descobriram a maior planta conhecida na Terra, na Baía dos Tubarões na Austrália Ocidental. A planta expande-se por cerca de 180km.

Filipa Vaz Teixeira

O circo contemporâneo regressa ao Porto

Durante quatro fins-de-semana celebrar-se-á o circo contemporâneo à boleia do Trengolas, o meio-irmão do Trengo que quer animar a cidade em tempo de pandemia

Filipa Vaz Teixeira

Vão no Carlos Alberto, entre a vida e a morte

Companhia Erva Daninha apresenta o espectáculo Vão no Teatro Carlos Alberto, no Porto, um ensaio que parte das bases tradicionais circenses para questionar o sentido da vida, numa abordagem contemporânea. Em cena entre 20 e 22 de Dezembro.

O triunfo do capitão Nascimento

Talvez o mundo ainda precise de mais ditadores para entender a necessidade de cuidar da Democracia. Apesar da ameaça, o Brasil ainda tem instituições capazes de resistir aos tiques de autoritarismo. O principal problema está na banalização do discurso da intolerância

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente