Sábado – Pense por si

Talvez crónica

Um movimento interno

Vivemos num tempo em que a dignidade parece um luxo, uma coisa obsoleta, como usar lenços de pano ou arranjar as solas dos sapatos. Já ninguém quer saber, porque há opções mais fáceis e rápidas. O importante é ganhar, aparecer, e sobretudo estar certo.

Talvez crónica

Uma redenção partilhada

Há qualquer coisa de milagroso numa boa piada. É um conjunto de palavras ditas de uma maneira muito específica que, juntamente com os silêncios certos, pode desencadear uma faísca invisível que nos liga a quem contou a piada, e, por um momento, a toda a gente que se riu dela.

Um “retornar” forçado

Roubos, raptos e abusos ficaram lá atrás: o trauma e os absurdos da saída, num novo livro sobre Deixar África, de que fazemos a pré-publicação. E também contamos como é escrutinar políticos e aceder a informação que deveria ser de acesso público.

Raquel Lito

Nos bastidores do novo canal Now

Fica na posição 9 e promete mostrar um António Costa otimista a fazer perguntas. No estúdio de 200 m2, jornalistas e pivôs testam os equipamentos e fazem noticiários em atualização permanente, sem repetições. Estreia na próxima segunda-feira, dia 17. Veja o vídeo.

Luís Francisco

Quem é Tucker Carlson, o guru populista que entrevistou Putin

Foi um triunfo jornalístico ou um golpe promocional para ambos? O presidente russo passou as suas já conhecidas visões sobre o que passa na Ucrânia. Carlson reavivou o seu estatuto como uma das vozes mais fortes do “trumpismo”. O percurso pessoal deste ex-jornalista e ultra-conservador, que é o exemplo perfeito do que aconteceu nos últimos anos à direita e à sociedade norte-americana.

Das boas e más memórias

Recordar fugas apressadas de uma vida perdida, ou histórias felizes de um projeto comum. Nas antigas colónias ou num velho (já?) programa na RTP, chamado Tal Canal, que deixou Herman José arrasado. E ainda histórias de vida de José Rodrigues dos Santos

Ventos de Oeste

Encruzilhadas complicadas

Um ministro, por mais inapto e inepto que possa ser, o que até nem é o caso, não merece ser fisicamente agredido. Já agora, pergunto: e se não fosse tinta? E mesmo sendo tinta, que é um produto químico, e se os olhos tivessem sido atingidos? E a tinta não é produzida a partir de combustíveis fósseis?

Marco Alves

Declarações fiscais de Medina na mira do Ministério Público

Magistrados querem saber porque declarou rendimentos de comentador nos media como “direitos de autor”, o que lhe permitiu acumular vencimentos e benefícios fiscais entre 2015/21. Medina socorreu-se de uma sentença sobre Santana Lopes, mas o fisco diz que a prática é ilegal. O mesmo pensa a Comissão de Transparência do Parlamento e garantem vários acórdãos de tribunais superiores.

António José Vilela

Pois, ainda não jogámos com ninguém de jeito. Chateia dizê-lo?

Detesto ser um desmancha-prazeres, mas vou ser. Já repararam que Portugal ainda não jogou com nenhuma equipa verdadeiramente grande neste Mundial? Aproveito também para dizer que já dei para peditórios como aquele que destila lamentações de ingratidão aos que (e são muitos) apenas veem o óbvio: Ronaldo não tem agora lugar na seleção.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)