
Irlanda prepara-se para eleições antecipadas em fevereiro
A Irlanda deverá ir a eleições antecipadas a 8 de fevereiro. Para o primeiro-ministro as circunstâncias mudaram, devido a uma falta de apoio do partido que sustenta a governação.
A Irlanda deverá ir a eleições antecipadas a 8 de fevereiro. Para o primeiro-ministro as circunstâncias mudaram, devido a uma falta de apoio do partido que sustenta a governação.
Ex-primeiro-ministro irlandês recusa que de futuro a Europa seja a "Europa do medo".
O ex-primeiro-ministro irlandês Enda Kenny defendeu este domingo que a saída do Reino Unido da União Europeia (UE) afetará Portugal e outros países de menor dimensão, que perderão um aliado que tem bloqueado políticas que favorecem países maiores.
O futuro primeiro-ministro será o mais jovem a ocupar o cargo, tendo sido eleito com 60% dos votos
É filho de imigrantes e foi ministro da Saúde e também dos Transportes, Turismo e Desporto. Hoje foi eleito líder do Fine Gael, o partido que governa a Irlanda, em minoria, desde as eleições do ano passado.
Líderes mundiais e organizações não ficaram indiferentes à tragédia que provocou a morte de 22 pessoas.
A notícia da saída de Michael Noonan - que esteve seis anos à frente da pasta em Dublin coincidindo com o resgate internacional - é conhecida horas depois da demissão do primeiro-ministro Enda Kenny.
Enda Kenny vai abandonar a liderança do seu partido. Há seis anos à frente do governo da Irlanda, vai manter-se á frente do executivo até à eleição de um sucessor, o que deve acontecer no início de Junho. Leo Varadkar é apontado como o favorito.
Enda Kenny mantém-se em funções até à eleição de um sucessor, a 2 de junho.
Enda Kenny abandona a liderança do Fine Gael ao fim de quinze anos como líder do partido
Os líderes dos 27 Estados-membros da União Europeia reúnem-se amanhã para afinar a estratégia para o Brexit. Durante o encontro, devem reconhecer que se a Irlanda do Norte passar a integrar a República da Irlanda vai pertencer automaticamente à União Europeia.
Uma investigação da Bloomberg mostra como uma equipa especial da Comissão Europeia investigou os impostos da Apple na Irlanda.
As mulheres partiram hoje de madrugada da Irlanda, onde o aborto é ilegal e punido com pena de cadeia até 14 anos, com destino a uma clínica no Reino Unido ou na Europa
Enda Kenny considera que a "possibilidade" de reunificação das duas Irlandas deve ser tida em conta nas negociações, entre Londres e Bruxelas, sobre o Brexit. O primeiro-ministro fala mesmo num referendo.
Depois de ter visto o seu PIB disparar 26% em 2015, a Irlanda tem agora em mãos a maior ameaça dos últimos 50 anos: o Brexit.
Angela Merkel e François Hollande falaram, por telefone, com Theresa May, no dia em que foi nomeada primeira-ministra do Reino Unido. Já tem um convite para ir a Berlim e a Paris. Ouviu Merkel e Hollande pedirem celeridade nas negociações. Pediu tempo.