
A SÁBADO é todos os dias. Apenas 25% dos estudantes de engenharia são mulheres
Por que não há mais mulheres a estudar engenharia e como podemos mudar isso?
Por que não há mais mulheres a estudar engenharia e como podemos mudar isso?
Ex-ministra Elvira Fortunato falou com a SÁBADO no âmbito do Dia Internacional da Mulher na Engenharia, e alertou para a escassez das mulheres nesta área. "As crianças têm de ser estimuladas logo aos 6 anos e isso começa com o tipo de brinquedos que lhes damos".
O trabalho científico em Portugal é assegurado maioritariamente por investigadores com bolsa ou com contrato de trabalho a termo.
A fusão dos Ministérios da Educação e Ensino Superior e a promoção da Juventude a Ministério são as duas principais mudanças na orgânica do executivo.
Reitor João Sáàgua acumula os salários de reitor da Nova e de professor catedrático convidado.
O presidente da Agência Espacial Portuguesa explica como os satélites são importantes para gerirmos os incêndios e a seca e defende que Portugal tem de entrar na economia espacial já.
A ministra do Ensino Superior e da Ciência, Elvira Fortunato, anunciou esta sexta-feira, no parlamento, que o Governo decidiu aumentar, já este ano letivo, os apoios ao complemento de alojamento dos estudantes bolseiros deslocados.
Deucalion é dez vezes mais rápido e potente que o anterior supercomputador, Bob. Esta máquina poderá ser agora uma aliada nos avanços da ciência portuguesa.
Preço médio de um quarto para estudantes ultrapassa os 400€ em Lisboa e Porto e a oferta privada disponível chega para menos de 10% dos colocados nas universidades e politécnicos daquelas cidades.
Presidente da República "está bem disposto, a falar normalmente". Está no Hospital de Santa Cruz a realizar exames.
O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas alertou para o facto de existirem atualmente "cerca de 1.200 a 1.250 investigadores cujos contratos vão caducar em breve, nos próximos dois ou três anos".
O Top 10 das notas mais altas é dominado pela área das Ciências e pelas Universidades de Lisboa e Porto
Acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, João Galamba chegou ao local onde decorre a cerimónia militar, na Avenida do Douro, por volta das 10:35.
O melhor do mês
O Parlamento Europeu aponta de forma clara que o Instituto Confúcio, presente em 200 universidades europeias e cinco portuguesas, é “instrumento de ingerência” de Pequim na Europa. Universidades portuguesas dizem-se atentas – mas não veem problemas.
Quando começam a surgir os primeiros cursos de Medicina privados, Helena Canhão, presidente do Conselho de Escolas Médicas Portuguesas, avisa que “a qualidade tem de ser a principal preocupação”. Defende condições iguais entre faculdades privadas e públicas e lembra que estas últimas lidam com “enormes desafios de financiamento”.