Rapazes e o direito ao carinho
Educamos os rapazes para a competição, não para a cooperação. Para a força, não para a escuta. Deixá-los presos a um ideal masculino estoico e fechado é como ensinar alguém a nadar sem braços.
Educamos os rapazes para a competição, não para a cooperação. Para a força, não para a escuta. Deixá-los presos a um ideal masculino estoico e fechado é como ensinar alguém a nadar sem braços.
O mesmo estudo europeu revela que quase 60% dos homens responsabilizam as mulheres que partilham conteúdos íntimos pela publicação dessas imagens.
País subiu quatro lugares no Índice da Igualdade de Género desde 2010 e está agora em 15.º entre os 27 países da União Europeia.
Índice de Igualdade de Género 2021 aponta que mulheres têm expectativa de viver até aos 72 anos de forma saudável e com qualidade de vida, menos um ano do que os homens.
Estimativa do Instituto Europeu para a Igualdade de Género inclui o impacto físico e emocional, que representa mais de metade do valor, seguido do custo nos serviços de justiça criminal e nas perdas ao nível da economia.
Campanha tem a parceria do cantor AGIR e de influenciadores digitais, para esclarecer comportamentos e divulgar linhas de apoio.
Dados constam de um estudo do Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Estima-se que em Portugal vivam 6.500 mulheres excisadas, na maioria originárias da Guiné-Bissau.
No nosso país, as maiores desigualdades de género revelam-se em matéria de tempo, na partilha de tarefas domésticas e de assistência à família.
Em 12 anos, Portugal subiu sete lugares e está agora no 16.º lugar do Índex de Igualdade de Género. Foi o Estado-membro que mais progrediu entre 2015 e 2017.
O Instituto Europeu para a Igualdade de Género alerta para as dificuldades acrescidas que as mulheres com deficiência enfrentam, não só em comparação com as mulheres sem deficiência, mas também com os homens com deficiência.
"A violência contra as mulheres é um problema muito maior do que as estatísticas mostram", referiu o Instituto Europeu para a Igualdade de Género.
País fica em 21.º lugar na Europa a 28.
Em altos cargos judiciais as mulheres estão praticamente ausentes.
De acordo com dados do Eurostat, esta situação ocorre em todos os países da União Europeia
As taxas de risco na Irlanda e na Suécia são menores do que a portuguesa.