
BPI culpa 508 milhões de perdas em 2011 com "dívida grega"
Em reação à informação publicada pelo Banco de Portugal sobre grandes devedores à Caixa Geral de Depósitos, BPI indica que 80% das perdas dizem respeito a "títulos de dívida pública grega".
Em reação à informação publicada pelo Banco de Portugal sobre grandes devedores à Caixa Geral de Depósitos, BPI indica que 80% das perdas dizem respeito a "títulos de dívida pública grega".
Os ministros das Finanças da zona euro decidiram adiar para o início de abril a decisão sobre a implementação de medidas de alívio da dívida da Grécia, confirmou o presidente do Eurogrupo.
Os juros da dívida grega a dez anos estão em mínimos de 13 anos no dia em que a Moody's poderá pronunciar-se sobre o rating da Grécia.
Luigi Di Maio e Matteo Salvini, líderes dos partidos da coligação italiana, acusam responsáveis da UE de usarem os mercados financeiros para enfraquecer o Executivo italiano e garantem que poderão ser exigidas compensações.
Os juros da dívida grega continuam a cair depois das "boas novas" dadas pelo primeiro-ministro em relação à almofada que tem disponível para apoiar estes mercados. A moeda única europeia valoriza timidamente para atingir um máximo de mais de uma semana.
Centeno propôs, o ministro das Finanças grego aceitou e a ideia concretizou-se esta segunda-feira. O encontro teve como objectivo a partilha da experiência portuguesa pós-programa de ajustamento.
A maratona de conversações desta quinta-feira permitiu fechar um acordo para a saída limpa da Grécia do programa de assistência financeira. O acordo consubstancia-se em seis decisões fundamentais cujo objectivo fundamental é assegurar a sustentabilidade da dívida helénica no médio prazo e o regresso do país aos mercados.
Após o acordo no Eurogrupo para a saída da Grécia do programa de ajustamento, a bolsa de Atenas sobe mais de 2%. O sentimento positivo está em praticamente toda a Europa. Já no "ouro negro" espera-se um acordo da OPEP.
Líderes europeus decidiram um alívio adicional da dívida grega, com um período de graça de dez anos.
Eurogrupo procura acordo para fechar o terceiro programa de ajustamento grego.
Pierre Moscovici, comissário europeu para os assuntos Económicos e Financeiros, disse à entrada do Eurogrupo que a Grécia terá de ter um alívio de dívida "forte o suficiente" para reassegurar os mercados.
A concretizar-se a saída limpa do programa de assistência grego em curso, os bancos helénicos poderão perder acesso ao financiamento de dinheiro barato do BCE. Tsipras confirma que está para breve acordo para alívio da dívida grega.
Centeno deu Portugal como exemplo, pois o país continuou a implementar reformas relevantes depois da saída da troika.
A Grécia já tinha anunciado que "num futuro próximo" avançaria com uma emissão de dívida a sete anos. Está lançada. A Bloomberg aponta para juros de 3,75%.
O acordo abre a porta para Atenas receber o dinheiro que lhe vai permitir construir uma almofada financeira para enfrentar o regresso aos mercados.
Numa oferta de troca de dívida sem precedentes, a Grécia está a tomar medidas para reforçar a liquidez da sua dívida e a facilitar o lançamento de novas linhas.