Sábado – Pense por si

Vasco Rato

A encruzilhada nuclear de Moscovo

Putin quer que o Ocidente acredite que poderá utilizar armas nucleares se a Ucrânia usar ATACMS em alvos russos importantes. E Biden decidiu ainda assim libertar o uso de ATACMS por Kiev. O jogo de sombras antecipa as negociações.

Andreia Antunes

Rússia vai atualizar a sua doutrina nuclear

No domingo, dia 23, um alto membro do parlamento russo disse que Moscovo pode vir a reduzir o tempo de decisão estipulado na política oficial para a utilização de armas nucleares, se considerar que as ameaças estão a aumentar.

Vasco Rato

Kissinger: 100 anos carregados de história

Nobel da Paz, senhor de muitas guerras, tornou-se uma das figuras icónicas, e controversas, do século XX. Criminoso de guerra ou herói da guerra fria? Completa um século este 27 de maio de 2023.

João Carlos Barradas

Putin reivindica "o direito a ser forte"

Presidente da Rússia reiterou a intenção de prosseguir a "operação militar especial" lançada em fevereiro de 2014. Leia a análise ao discurso do Estado da Nação.

Débora Calheiros Lourenço

A Rússia vai mesmo usar armas nucleares?

Moscovo é a maior superpotência no que toca a armas nucleares, no entanto, a utilização destas poderia levar os EUA a responderem e a envolverem-se num confronto direto com o país de Vladimir Putin.

Débora Calheiros Lourenço

Rússia "tem direito a usar armas nucleares", diz ex-presidente

Dmitry Medvedev considerou que a Rússia tem o direito de se defender através do uso de armas nucleares se os seus limites forem ultrapassados. O presidente do Conselho de Segurança russo também referiu que não considera que nem nesse momento os EUA iriam interferir diretamente no conflito.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)