
Casos de tuberculose estão em fase decrescente em Portugal
OMS realça que esta é "uma das doenças infecciosas mais relevantes no panorama mundial" e tem como objetivo atingir uma redução de casos em 95% até 2035.
OMS realça que esta é "uma das doenças infecciosas mais relevantes no panorama mundial" e tem como objetivo atingir uma redução de casos em 95% até 2035.
Está há 15 anos à frente do serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar de São João – onde começou a trabalhar. Foi o primeiro português a receber a vacina contra a Covid-19 e em 2019 já antecipava uma pandemia.
Diretor do Serviço de Doenças Infecciosas do Hospital de São João acompanhou os primeiros casos de covid-19 no país e esteve no epicentro da doença. Em março, alertava para o pouco que se sabia.
Dois especialistas em doenças infecciosas contam os cuidados que vão ter no seu Natal em família, e explicam como visitar os avós significa colocá-los em perigo.
Diretor do Instituto de Alergias e Doenças Infecciosas norte-americano aconselhou a "não baixar as armas" porque prevê que o coronavírus seja endémico.
Homem regressou à sua terra natal depois de ter estado a trabalhar em Wuhan, até ao dia 22 de janeiro, na véspera de a cidade ter sido colocada sob quarentena, com entradas e saídas interditas.
O diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA considera que a segurança e eficácia da vacina russa não foram suficientemente testadas.
Diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA diz que 250 mil norte-americanos já se voluntariaram para participar em ensaios clínicos.
Caso foi relatado no jornal Doenças Infecciosas Emergentes, do Centro de Prevenção e Controlo de Doenças da China.
Bright é um especialista em gripe e doenças infecciosas, com 10 anos de experiência na agência biomédica, em particular no desenvolvimento de vacinas.
O consórcio vai juntar equipas de investigadores de vários países europeus, americanos e do Médio Oriente, aliando a investigação clínica em cancro e em doenças infecciosas.
Mais de meia centena de pessoas estão dedicadas ao diagnóstico da covid-19 no Departamento de Doenças Infecciosas, mas também está a ser feita muita investigação: faz-se a elaboração de cenários, modelação matemática e estuda-se a curva epidémica.
Secretário de Estado da Saúde, António Sales, lembrou que os pais não devem adiar a vacinação dos seus filhos sob pena de Portugal enfrentar um surto de outras doenças infecciosas evitáveis.
As duas organizações reiteram que é vital a manutenção dos serviços de imunização de rotina durante a pandemia de covid-19, recordando que a situação atual "é um sinal de que as doenças infecciosas não conhecem fronteiras".
"Temos um caso positivo internado desde há pouco. No serviço de doenças infecciosas", confirmou o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Coimbra.
Portugal é também o terceiro país com mais respondentes que foram vacinados nos últimos cinco anos.