
Cientistas criam teste sanguíneo que permite detetar precocemente doença de Parkinson
A equipa de cientistas envolvida assegura que o novo teste consegue distinguir os doentes de Parkinson pré-sintomáticos das pessoas saudáveis.
A equipa de cientistas envolvida assegura que o novo teste consegue distinguir os doentes de Parkinson pré-sintomáticos das pessoas saudáveis.
Há mais de 100 ensaios clínicos em curso e um deles implicou o transplante de células para o cérebro, de forma a abrandar a doença de Parkinson.
Aquilo que comemos tem efeitos no funcionamento do cérebro. O défice de algumas vitaminas e minerais agrava as regulações de humor, transtornos de ansiedade e estados depressivos - até influencia a doença de Parkinson.
Cerca de 20 mil portugueses sofrem de doença de Parkinson. Uma pequena parte pode alcançar melhor qualidade de vida com estimulação cerebral profunda.
Autora de "O ano do pensamento mágico", morreu de complicações decorrentes da doença de Parkinson.
A apomorfina sublingual dissolve-se debaixo da língua e é usada para o tratamento agudo e intermitente dos períodos ‘OFF’ [estado de profunda imobilidade dos doentes] da doença de Parkinson.
O empresário, que é portador da doença, vai dar a volta ao mundo numa autocaravana para dar a conhecer esta condição neurológica – que não é a mesma coisa que o Alzheimer, como ele também pensava –, e ainda espera conhecer o Michael J. Fox. Este domingo assinala-se o Dia Mundial da Doença de Parkinson.
Há 30 anos que o protagonista de Regresso ao Futuro vive com a doença de Parkinson. Aos 59 anos acaba de lançar o quarto livro de memórias onde reflete sobre a sua própria mortalidade.
Damásio Caeiro jogava ténis de mesa regularmente "há mais de 30 anos" e continuou a jogar quando há seis anos lhe foi diagnosticada a doença de Parkinson.
Avelino Sobral e António Luís sofrem de doença de Parkinson, mas têm uma vida ativa normal. Continuam a trabalhar e fazem exercício físico regularmente para atenuar os sintomas da doença.
Remoção das proteínas associadas à doença reacende esperança.
As farmácias já estão a ser reabastecidas com medicamentos para tratamento da doença de Parkinson em substituição do fármaco Sinemet.
Sobre a ruptura de stock do Sinemet, a presidente do Infarmed garantiu hoje que não haverá falta de medicamentos para os doentes portugueses.
Autoridade do medicamento apelou aos doentes e aos médicos para que tenham moderação na compra e na prescrição.
O Sinemet encontra-se em ruptura de stock em 45 países. Infarmed refere que se deve a "um problema no local de fabrico".
Infarmed que diz estar à procura de alternativas para os doentes, já marcou uma reunião com empresas de medicamentos.