
Reino Unido vai aumentar multas aos pais de crianças que faltam às aulas
As multas aplicam-se aos casos de crianças que faltem mais do que cinco dias, injustificados, por ano letivo e começam nos 93 euros.
As multas aplicam-se aos casos de crianças que faltem mais do que cinco dias, injustificados, por ano letivo e começam nos 93 euros.
"Nós pedimos aos diretores que façam um esforço para que as aulas comecem, efetivamente, dia 12 de setembro", afirmou Fernando Alexandre.
Dentro das escolas, os professores são o elemento com maior impacto nas notas dos alunos, na sua probabilidade de ganhar ordenados mais altos em adultos, e até no crescimento da economia. Em suma, sem professores não há futuro. O estado a que chegámos era, pois, um Estado sem futuro.
A associação que representa os diretores escolares está a preparar um caderno de encargos que quer entregar ao ministro da Educação. Descentralização é um dos temas que carece de atenção.
Filinto Lima, representante dos diretores de escolas, lamenta que estes não tenham sido ouvidos, bem como pais e professores.
Pedro Sánchez, que conta também com o apoio do Sumar e de separatistas do País Basco e da Galiza, conseguiu um acordo com os catalães do ERC e Junts per Catalunya em troca de amnistia para os condenados pelas tentativas da Catalunha de ser independente desde 2012.
Nunca num conflito tinham morrido tantos funcionários da organização chefiada por António Guterres. Desde 7 de outubro, 102 pessoas morreram.
A newsletter de segunda-feira
Sindicatos alertam que há mais de 900 escolas públicas de portas abertas para receber os participantes na Jornada Mundial da Juventude e temem constrangimentos. Diretores de escolas recusam ideia e dizem que planeamento está a decorrer "sem problemas".
Filinto Lima diz que que os diretores estão "no meio de dois fogos" e destacou que as funções que exercem "merecem o apoio efetivo" do Ministério da Educação.
Dirigentes de associações de professores acusam o Ministério da Educação de sobrecarregar as escolas, e dizem que serviços mínimos "não dão sinais positivos" às negociações.
Há várias áreas do Estado que nos próximos anos vão perder 40% a 50% dos funcionários para a reforma. Ruturas em serviços essenciais já são visíveis.
Ver hoje professores, de todas as idades, de todas as áreas e de todo o País, a fazerem cordões humanos à entrada das escolas é algo que devia fazer corar de vergonha este Governo, este ministro. Mas isso talvez seja pedir muito.
Grupo de docentes nasceu nas redes sociais e, em apenas dois meses, angariou mais de 25 mil professores. Dizem não ser contra os sindicatos, mas não estão diretamente ligados a nenhum. São "defensoras da escola pública" e garantem não parar enquanto não forem ouvidos pelo Governo.
Cerca de uma centena de estudantes pernoitaram em seis instituições de ensino em Lisboa para lutar contra o fim da utilização de combustíveis fósseis. Ministério da Economia e do Mar não comenta pedido de demissão de António Costa Silva.
Alunos exigem o fim da utilização de combustíveis fósseis e propõem ocupar as escolas até serem ouvidos. Diretores consideram que o projeto é "demasiado ambicioso".