
A SÁBADO todos os dias: As melhores sugestões para as férias
Newsletter de quarta-feira
Newsletter de quarta-feira
Maria do Rosário Ramalho disse numa entrevista que havia mães que amamentam até à entrada dos filhos na escola primária só para terem um horário de trabalho reduzido. À SÁBADO, uma associação diz que é normal haver este tipo de casos, embora não seja "tão comum".
Urgências fechadas, gravidezes de risco sem vigilância, quem consegue pagar faz ecografia – quem não pode, é abandonada à sua sorte. Um raio-X da Obstetrícia em Portugal.
Já há putativos candidatos. Houve conversas, verificação de potenciais polémicas e trabalho nas listas — mas o anúncio tem sido adiado.
Integrado no modelo de organização das urgências obstétricas e ginecológica que entrou em vigor em 16 de dezembro de 2024, o projeto SNS Grávida/Ginecologia tem "como objetivo prioritário a diferenciação entre situações clínicas urgentes e não urgentes, com base na sua gravidade".
A Ordem dos Médicos pediu a revogação da nova lei relativa aos direitos na gravidez e no parto. À SÁBADO, o bastonário da classe fala na criação de um observatório independente e na necessidade de diálogo. Associações de defesa das mulheres no parto apontam o dedo à falta de profissionais que leva a medicalização excessiva do nascimento.
Mariana e Joana Mortágua, depois Catarina Martins, começaram com a arrogância típica da velha superioridade moral da esquerda radical, para acabarem num exercício de cinismo mal-amanhado, maquilhadas numa falsa humildade.
Quase 15% das mulheres afirma que a experiência de parto afetou negativamente a sua vontade de ter filhos no futuro. Estes dados demonstram a necessidade de uma reflexão ainda mais profunda sobre as práticas obstétricas.
O plano do Chega para conquistar autarquias nas próximas eleições passa por escolher nomes sonantes do grupo parlamentar. Na região algarvia, onde o Chega foi o partido mais votado, o deputado Rui Cristina é o apontado para Albufeira e Pedro Pinto para Faro.
Um projeto prevê a criação de um regime de faltas justificadas ao trabalho e às aulas para quem sofra de dores graves e incapacitantes provocadas por endometriose ou por adenomiose.
Associação pelos direitos da mulher na gravidez denuncia mais stress em grávidas e pressão para antecipar partos. Em Lisboa, apenas uma maternidade esteve aberta no fim de semana.
Siza Vieira fez o projeto. E haverá uma inauguração virtual do monumento evocativo de Vasco Gonçalves a 5 de outubro, na Alameda, em Lisboa. Plano da Associação Conquistas da Revolução é fazer um crowdfounding para a estátua e oferecê-la à cidade.
É uma das políticas com a taxa de aprovação mais alta em Espanha e uma figura que cativa o voto de esquerda e feminino. Usa roupa cara e defende uma aproximação ao povo.
Tribunal Constitucional espanhol concluiu que serviço de saúde de Múrcia violou o direito legal de uma mulher à interrupção voluntária da gravidez ao encaminhá-la para um centro de saúde em Madrid.
A Associação Conquistas da Revolução não vai deixar cair a ideia de homenagear Vasco Gonçalves. Já há uma maqueta de um busto feito por Siza Vieira, que será apresentado num jantar a 21 de abril, para o qual Carlos Moedas será convidado.