Muitos abraços e muitos silêncios
O apoio à Ucrânia continua a arrastar os pés na aplicação das sanções. A indústria do branqueamento segue impune.
O apoio à Ucrânia continua a arrastar os pés na aplicação das sanções. A indústria do branqueamento segue impune.
Antigo Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação do governo de António Costa é o único português na lista de 44 nomeações.
Despediu as chefias das empresas públicas de media, afastou o vice-procurador-geral, prendeu políticos no palácio presidencial. Na Polónia, o primeiro-ministro Donald Tusk está a entrar a pés juntos contra o legado de oito anos de governação dos populistas do PiS. O caminho tem vantagens - e riscos.
Da porta para fora, Portugal está com a Ucrânia. Portas adentro, onde dinheiro russo e facilitadores portugueses têm próspero e antigo convívio, está tudo a zero.
Comissário europeu para a Justiça, Didier Reynders, diz que em Portugal foi possível congelar 25 milhões de euros de ativos russos.
Seleção do sucessor do procurador José Guerra tem estado envolvido em polémica e reviravoltas, com desistências de candidatos que nunca foram em número suficiente para cumprir o mínimo de três nomes levados a escrutínio à Assembleia da República.
"É bom estar de volta a Kiev, pela minha quarta vez desde a invasão da Rússia", escreveu a presidente da Comissão Europeia no Twitter.
"O roubo de ativos alheios nunca trouxe nada de bom a ninguém, especialmente àqueles que estão envolvidos nesse negócio indecoroso", reiterou Putin.
Como exemplo, Didier Reynders, comissário europeu da Justiça, citou a lei húngara que proíbe a discussão com menores de "redesignação de género e homossexualidade", denunciando a natureza discriminatória contra a comunidade LGBT.
"A gravidade do escândalo Pegasus não pode ser subestimada", salientou, esta terça-feira, a eurodeputada liberal neerlandesa Sophie in't Veld, que deverá pertencer ao comité.
"De agora em diante, será mais fácil para consumidores e empresas comprar e vender conteúdos digitais, serviços e bens online em toda a União", anunciou o executivo comunitário em comunicado.
A conferência será uma oportunidade para debater o Estado do Direito na Europa, a União Europeia e os sistemas judiciais nacionais e europeus, com conceituados oradores nacionais e internacionais.
O comissário europeu da Justiça, Didier Reynders, rejeita o cenário de um Polexit, lembrando os "protestos na Polónia durante o fim de semana" passado, de apoio à integração comunitária.
Vice-presidente para os Valores e Transparência fala em "ameaças e limitações às atividades profissionais dos jornalistas". Comissário Europeu aguarda pelo desfecho da queixa-crime apresentada pelo jornalista da SÁBADO contra procuradora
Ministro da Saúde alemão admitiu que será possível, em breve, desagravar a avaliação de Portugal e do Reino Unido, ambos classificados como zonas de risco devido a variantes do novo coronavírus, para uma categoria de elevada incidência, uma vez que as projeções apontam que durante o mês de julho a variante Delta também terá uma incidência entre 70% a 80% na Alemanha.
Embaixadores dos 27 Estados-membros da UE acordaram esta sexta-feira as condições para o fim das restrições à livre circulação no contexto da pandemia da covid-19.