
Cancro do pâncreas será o segundo mais mortífero no país até 2035
"Apenas 20% dos doentes" se enquadram para "fazer um tratamento curativo" através de cirurgia, revela especialista.
"Apenas 20% dos doentes" se enquadram para "fazer um tratamento curativo" através de cirurgia, revela especialista.
Manuel Pizarro reconhece que situação no País "é muito difícil", principalmente "nas zonas do interior", mas garante que direção executiva do SNS está a trabalhar "com grande competência".
O secretário-geral da Liga Portuguesa Contra o Cancro Vítor Veloso defende mais recursos humanos e técnicos para fazer face ao tempo perdido no combate à doença durante a pandemia.
A pandemia impediu o diagnóstico precoce de cancros e vai provocar o aumento das mortes provocadas pela doença durante os próximos cinco anos. Está a afetar ainda o apoio familiar aos doentes. Ana Saldanha denuncia as dificuldades que está a ter para acompanhar o pai, internado no SAMS.
84,2% da população desconhece os sintomas do cancro do ovário. Entre os sinais, estão a sensação de enfartamento ou uma dor abdominal e pélvica difusa.
Nas últimas décadas, o número total de pessoas diagnosticadas com cancro quase duplicou, passando de cerca de 10 milhões em 2000 para 19,3 milhões em 2020. Esta quinta-feira assinala-se o Dia Mundial do Cancro.
A Acreditar espera que este reconhecimento leve a um maior investimento na investigação para melhorar o sucesso do tratamento desta doença e as suas sequelas.
A Liga Portuguesa Contra o Cancro refere que o alargamento do rastreio aos distritos de Lisboa e Setúbal vai proporcionar o rastreio a mais 400 mil mulheres.
Pedro Fernandes, especialista em Cirurgia Torácica do Centro Hospitalar de São João, explica à SÁBADO porque é que, ao fim de 5 anos, só 15% dos doentes diagnosticados estão vivos. Este sábado, 1 de agosto, assinala-se o Dia Mundial do Cancro do Pulmão
Anúncio foi feito nas redes sociais no Dia Mundial do Cancro.
Hoje é o dia Mundial do Cancro do Pâncreas, uma doença que continua a ter taxas de sobrevivência muito baixas e uma taxa de mortalidade a aumentar. Falámos com o presidente da Europacolon Portugal sobre o que deve ser feito
O cancro do pâncreas é a terceira neoplasia maligna do sistema digestivo mais frequente em Portugal, logo após o cancro do cólon e do estômago. Estima-se que surjam por ano em Portugal cerca de 1400 novos casos.
Albertina Almeida descobriu que tinha cancro aos 55 anos quando tentava descobrir a origem de uma dor na cintura. Foi operada, fez quimioterapia e agora vive como se nada tivesse acontecido
Dragões vão assinalar a data com uma ação de consciencialização no jogo frente ao V. Setúbal
Entrou no IPO de Lisboa há 28 anos, foi diretor clínico entre 2001 e 2005 e voltou à mesma função em 2012, até assumir a presidência, em novembro passado. O especialista em oncologia médica garante que tem havido enormes progressos no tratamento da doença, mas que faltam recursos humanos.
Em 2017, o IPO Lisboa realizou mais de 260 mil consultas, das quais 47.500 foram consultas de primeira vez.