
Excremento de pinguins pode reduzir efeitos das alterações climáticas na Antártida
O amoníaco libertado pelos excrementos dos pinguins pode aumentar a formação de nuvens.
O amoníaco libertado pelos excrementos dos pinguins pode aumentar a formação de nuvens.
Não faltam teorias sobre cortes orçamentais nos bombeiros ou sobre como os tanques de água não estavam cheios, muitas vezes usadas na guerra entre democratas e republicanos.
As imagens apocalípticas dos incêndios parecem, assim, uma premonição do caos que se avizinha, especialmente tendo em conta que acontecem mesmo antes da tomada de posse de Donald Trump, um dos mais notórios promotores do negacionismo climático a nível internacional.
Há pontos de rutura globais, alerta a WWF, que são ameaças graves para a humanidade porque danificam os sistemas de suporte de vida na Terra.
Além do processo interposto por jovens portugueses, um outro foi decidido esta terça-feira pelo Tribunal Europeu dos Direitos do Homem com desfecho diferente. Chamam-se KlimaSeniorinnen e o governo suíço já garantiu que vai acatar a decisão.
A Gronelândia é a maior ilha do mundo com cerca de 2,1 milhões de quilómetros quadrados e uma população de quase 57.000 pessoas.
"Os sinais vitais da Terra estão a falhar: emissões recorde, incêndios ferozes, secas mortais e o ano mais quente de sempre. Estamos a milhas dos objetivos do Acordo de Paris", lamentou secretário-geral da ONU.
A conclusão do estudo é clara: "Os glaciares suíços estão a derreter cada vez mais rápido".
Um relatório divulgado pela UNESCO salienta que o património glaciar mundial está numa situação preocupante.
Há dez anos, encontravam-se quinze metros de gelo no local. Agora, a rocha está exposta.
Os glaciares têm um impacto direto no caudal dos rios europeus que está cada vez mais pequeno.
Hotel Guide del Cervino foi construído em Itália mas agora, dois terços do edifício encontram-se na Suíça.
Cientistas descobriram uma rede de lagos e rios de água doce por baixo das camadas de gelo da Antártida. Já foram descobertos pequenos animais semelhantes a camarões.
Esta diminuição "sem precedentes" dos glaciares, tanto em extensão como em volume, é resultado das alterações climáticas e de outros fatores, aponta investigação.
No Conselho de Segurança das Nações Unidas, EUA, França e Reino Unido afirmaram que os bombardeamentos incessantes da Rússia a cidades e infraestruturas críticas da Ucrânia criaram uma das maiores crises humanitárias das últimas décadas.
Falta fiscalização ao trabalho de campo, há risco de conflitos de interesses e os trabalhos para os partidos não são públicos. Ainda assim, os erros não são tão maus como a má imagem do setor sugere.