
Depressão Elsa: Rui Moreira critica atuação da Capitania e Proteção Civil
Segundo Moreira, apenas o ministro do Ambiente se "preocupou, de facto", em dar nota do que se estava a passar, sendo que a situação chegou a ter alguma gravidade.
Segundo Moreira, apenas o ministro do Ambiente se "preocupou, de facto", em dar nota do que se estava a passar, sendo que a situação chegou a ter alguma gravidade.
O mau tempo provocado pela depressão Elsa, a que se juntou o impacto da depressão Fabien, provocou também condicionamentos na circulação rodoviária, bem como danos na rede elétrica.
A passagem da depressão Elsa e da depressão Fabien já provocaram dois mortos, um desaparecido e deixaram 144 pessoas desalojadas.
A passagem da depressão Elsa e da depressão Fabien já provocaram dois mortos, um desaparecido e deixaram 144 pessoas desalojadas, registando-se 9.500 ocorrências no continente português.
Foram registadas mais de 8.500 ocorrências desde quarta-feira devido ao mau tempo. Depressão Elsa provocou em Portugal dois mortos, um desaparecido e deixou perto de 80 pessoas desalojadas.
Presidente da República afirmou só não ir antes às zonas afetadas pela depressão Elsa porque este fim de semana tem "compromissos institucionais".
Viseu e Coimbra foram os distritos mais afetados pela depressão Elsa, com a EDP Distribuição a indicar que 95% dos 400 mil casos de falta de eletricidade já estão resolvidos.
Apesar de um ligeiro baixar do nível das águas, a situação poderá piorar nas zonas ribeirinhas de Porto e Gaia. Os moradores já estão habituados.
Sete mil ocorrências foram registadas até às 12 horas. Os distritos mais afetados são Porto, Aveiro, Coimbra, Viseu, Braga e Lisboa.
Piloto fez três tentativas falhadas de aterragem e Margarida Neuparth descreve o pânico que viveu com os filhos.
"Vamos tentar minimizar o mais possível aquilo que possam vir a ser os estragos", frisou o autarca José Manuel Gonçalves.
Sete mil ocorrências, dois mortos, um desaparecido e 77 desalojados são os números provocados pelo fenómeno meteriológico, até às 13h40 desta sexta-feira, na sua passagem por território nacional.
Os moradores e comerciantes de Miragaia, no Porto, foram acordados pelas autoridades depois de o rio Douro ter galgado as margens, devido à depressão Elsa.
"O condutor continua desaparecido, as operações estão em curso", disse Patrícia Gaspar, secretária de Estado da Proteção Civil.
A cidade de Reinosa, na Cantábria, Espanha, vive momentos críticos devido às maiores cheias de sempre. A passagem da Depressão Elsa na zona causou graves prejuízos, incluindo inúmeras viaturas que foram arrastadas pela força das águas.
Os níveis hidrométricos e os caudais do Tejo devem aumentar nas próximas horas, "devido ao inesperado e súbito início das descargas das barragens espanholas e portuguesas".