
Chega em defesa da remigração
Dirigentes do Chega têm apoiado a deportação forçada de imigrantes legais. Pacheco de Amorim recebeu ativista de extrema-direita e o partido fez-se representar numa cimeira extremista.
Dirigentes do Chega têm apoiado a deportação forçada de imigrantes legais. Pacheco de Amorim recebeu ativista de extrema-direita e o partido fez-se representar numa cimeira extremista.
O jornalista da revista SÁBADO Alexandre R. Malhado alertou para a possibilidade de radicalização do discurso do Chega. "Em Espanha, o Vox anunciou uma postura de remigração, de deportação de imigrantes." Em entrevista ao Sol, Rita Matias admite o debate do tema.
Apelidado de “Alligator Alcatraz”, um centro de detenção de imigrantes localizado num aeródromo isolado de Everglades na Florida, está a poucos dias de entrar em funcionamento para ajudar a cumprir a agenda de deportação em massa de Donald Trump.
ICE tem ordens para "fazer tudo o que estiver ao seu alcance para atingir o objetivo de realizar o maior programa de deportação em massa da história", afirmou Trump.
Em causa está a medida de deportação de imigrantes que está a gerar grande controvérsia nos EUA. Como consequência dos protestos, pelo menos 118 pessoas já foram detidas.
Um cidadão salvadorenho, Abrego Garcia, de 29 anos, foi preso em Maryland e deportado em março, apesar da decisão de um juiz de imigração dos Estados Unidos de 2019 que o protegeu da deportação para El Salvador, onde enfrentou uma provável perseguição por gangues locais.
Donald Trump já tinha garantido que a Venezuela passaria a receber todos os seus cidadãos que fossem deportados dos Estados Unidos, incluindo criminosos.
Secretário de Estado das Comunidades assegura à SÁBADO que há um plano de contingência para o caso de haver deportações maciças, mas acredita que não vai haver uma grande flutuação no número de deportados - no ano passado foram 69. Não há dados oficiais do número de nacionais ilegais.
O exército dos EUA divulgou imagens de fuzileiros navais a reforçar a barreira na fronteira com o México, fazendo cumprir uma das primeiras medidas para travar a imigração ilegal previstas na administração de Trump.
Ana Maria Evans esteve no NOW e refutou a ideia de que Trump tenha sido mais severo do que os presidentes democratas relativamente à questão da deportação nos Estados Unidos.
O presidente dos EUA confirmou, durante o discurso de tomada de posse, o início da deportação em massa de imigrantes ilegais e sinalizou planos de expansão territorial.
Em Washington, onde participou nas cerimónias de tomada de posse de Donald Trump, o líder do Chega defendeu que "países seguros têm fronteiras fortes".
O português de 30 anos vive há 13 nos EUA e ainda não se conseguiu legalizar. Agora trabalha numa obra perto da Trump Tower. "Antes não gostava do Trump, mas vi o que ele fez pelo país quando esteve no Governo. Ele é uma boa pessoa, ele vai por Deus e, para mim, é isso que importa. Sinto que ele vai ajudar mesmo muito os cidadãos americanos."
Newsletter de quarta-feira
Foi uma das principais promessas da campanha do republicano. No mandato anterior, Donald Trump teve dificuldade em avançar com o seu plano de deportação. Desta vez reuniu uma equipa mais forte.
Além de supervisionar as fronteiras sul e norte e "a segurança marítima e aérea", Homan "será responsável por toda a deportação de estrangeiros ilegais de volta para o país de origem".