Sábado – Pense por si

Lucília Galha

Uma vida a cuidar dos outros

Não é reconhecido como emprego mas dá trabalho, é uma tarefa a tempo inteiro. Mal remunerada, dura e com consequências. Este é o retrato de quatro cuidadores informais.

A importância dos Palmela

O duque de Palmela já teve mais rendimentos do que o Rei. Atualmente, a Casa Palmela continua a ter grande importância, com empresários em várias áreas, dos vinhos à cortiça. E ainda: um dia com Hugo Soares, líder parlamentar do PS; reportagem sobre os cuidadores, que não são profissionais mas cuidam dos outros a tempo inteiro.

Raquel Lito

Quem trata de avós e netos? A geração sanduíche

Nascidos nos anos 70, os filhos dos mais velhos doentes desdobram-se em cuidados para dar assistência – e ainda cuidam dos miúdos. Relatos de quem está no meio, sem recorrer ao estatuto de cuidador (embora o exerça 365 dias por ano).

Margarida Davim

A hora zero da era Mariana Mortágua

O novo mantra buen vivir, as velhas dificuldades na mobilização, a nova proposta que é velha, e um sorriso novo para outdoors e feiras: os desafios de Mariana.

Margarida Davim

Catarina Martins: Dez anos foram muito tempo e mudaram o BE

Durante os 10 anos em que Catarina Martins esteve à frente do Bloco de Esquerda, muita coisa mudou. O que fica de um mandato que acabará neste fim de semana na Convenção que deverá eleger Mariana Mortágua como sua sucessora na liderança?

Ana Bela Ferreira

Paga para que lhe limpem a casa? Governo vai rever o regime destes trabalhadores

Criminalização do trabalho não declarado foi aprovada em votação global a 10 de fevereiro. Seguiu para o Presidente da República que tem agora 30 dias para promulgar o diploma ou enviar para o Constitucional. Até ao final de junho, grupo de trabalho vai atualizar enquadramento do regime dos trabalhadores domésticos.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30