
PJ deteve falsificador de obras de artistas como Paula Rego e Cargaleiro
O suspeito fazia-se passar por médico para ganhar a confiança e credibilidade dos potenciais clientes.
O suspeito fazia-se passar por médico para ganhar a confiança e credibilidade dos potenciais clientes.
O Presidente da República emitiu esta quarta-feira uma nota sobre os 100 anos de nascimento de Mário Cesariny. "Trouxe para a poesia portuguesa, e para a cultura portuguesa, um hedonismo vitalista", considera Marcelo Rebelo de Sousa.
Beleza, cultura, gastronomia. Os clubes de subscrição parecem estar a ganhar terreno e há cada vez mais oferta no mercado para nos fazer aderir. De aposta nas surpresas ou com produtos escolhidos a dedo, eis duas dezenas de boas dicas para anotar.
Tiveram os maiores barcos de Angola, fizeram corridas de carros em Jaguares, mandaram erguer igrejas com santos e bispos vindos da metrópole, a mesma metrópole de onde chegaram a enviar governantas para casas com ares condicionados instalados por portugueses. Na África de todas as oportunidades, alguns montaram negócios nunca vistos – como os pioneiros da cerveja e do whisky local –, outros enriqueceram com algodão, fazendas de gado e abacaxi ou conservas de atum.
A pouco mais de 60 quilómetros do Porto, há um percurso a fazer para conhecer um pouco da vida de ilustres personagens da cultura nacional: Amadeo de Souza-Cardoso para as artes e Eça de Queiroz para a literatura.
Obras falsas pintadas por recluso na cadeia foram introduzidas no mercado como sendo de grandes artistas como Cruzeiro Seixas, Mário Cesariny, José Malhoa ou Almada Negreiros.
Ainda antes das disputas na família apareceram dois falsos filhos do milionário. Agora, os herdeiros já licitaram os bens, mas o acerto de contas continua por fazer e o fim do processo – que começou em 1988 – está longe.
Poeta e artista plástico tinha 99 anos. "Perfiz uma obra que não é genial. É um depoimento. Reuni uma das melhores coleções de arte em Portugal. E fiz uns disparates", afirmou.
Equipada tanto para o repouso quanto para o movimento e com riqueza histórica e gastronómica, Serpa impõe-se como um destino apetecível do Baixo Alentejo.
Portas da residência oficial do primeiro-ministro abrem aos domingos, até final do ano, para mostrar obras da coleção Norlinda e José Lima, de São João da Madeira.
Leilão das obras chegou a ter data marcada por duas vezes.
Desde a nacionalização daquela instituição bancária, em 2008, que cerca de 200 obras de arte continuam sem destino, à espera de uma decisão do Governo.
Nas férias, todos os pais procuram programas diferentes para animar os dias. Em vez de uma ida à praia, eis 31 actividades divertidas - uma para cada dia do mês
Presidente diz que o processo representa "o reconhecimento da importância da proximidade em relação às populações".
Até Fevereiro deste ano, há duas novas exposições para ver na Perve Galeria em Lisboa
A Galeria Millennium BCP, na Rua Augusta, acolhe até 6 de Janeiro duas exposições de entrada livre: A Partir do Surrealismo e a (Land)scaping Normative Thinking